Notícias

Caravana do Piso da Enfermagem: FNE de olho na agenda divulgada pelo Governo Federal sobre o piso nacional da enfermagem

Caravana do Piso da Enfermagem: FNE de olho na agenda divulgada pelo Governo Federal sobre o piso nacional da enfermagem

Atenção enfermeiro e enfermeira. Essa luta é nossa e você pode participar ajudando-nos a ficar de olho, a partir de fevereiro, na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Governo Federal com a Caravana do Piso da Enfermagem. Trata-se de uma iniciativa que percorrerá todos os estados brasileiros até junho. O anúncio da iniciativa foi feito no dia 31/1/24, durante a live do Ministério da Saúde sobre as novas disposições para a Assistência Financeira Complementar (AFC) da União para o Piso Nacional da Enfermagem. 

Em parceria com Conselhos de Saúde, Comissões Intergestores Bipartites (CIB), Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e outras entidades, a ação visa orientar as administrações locais sobre a operacionalização e efetivação do pagamento do piso, além de fornecer informações sobre a Assistência Complementar Financeira da União. 

No que tiver de dúvidas, é interessante que você acesse as redes sociais e o email da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE)  para nos ajudar a questionar o governo nessa jornada.

O cronograma da caravana abrange os oito primeiros estados, com visitas programadas a partir do dia  20/2/24. O roteiro inclui cidades como Natal, Salvador, Manaus, João Pessoa, Belém, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza. A metodologia que será usada prevê a realização de rodas de conversa e participação em reuniões de órgãos de saúde locais, visando acolher demandas, fornecer treinamento sobre o sistema InvestSUS e apoiar o processo de implantação do piso em todo o território nacional.

A operacionalização da AFC da União, regulamentada pelo Ministério da Saúde, é destacada como um dos focos da caravana, buscando garantir o cumprimento do Piso da Enfermagem por parte dos estados, municípios, entidades filantrópicas e prestadores de serviços que atendam a, no mínimo, 60% de seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa abordagem pretende fortalecer a colaboração entre o Governo Federal e as administrações locais para melhorar as condições laborais e valorizar os profissionais da enfermagem no país.

Fonte: Ascom FNE com informações do Portal Gov.BR

Instagram

Contato/Localização