Notícias

FNE presente na 9ª Reunião da MNNP-Ebserh

FNE presente na 9ª Reunião da MNNP-Ebserh

Aconteceu nesta quinta-feira, 11/12/25, a 9ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em Brasília/DF. A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) esteve representada pela vice-presidenta Shirley Morales, pelo diretor Péricles Flores e pelo assessor jurídico André Caetano. A enfermeira sindicalizada da base, lotada no Hospital Universitário de São Carlos, Lígia Simões, também esteve presente.

As entidades sindicais apresentaram inicialmente as preocupações sobre o pagamento da multa de férias em atraso, destacando que a Ebserh não tem efetuado o pagamento em dobro, realizando-o apenas mediante decisão judicial. Foi reforçada a necessidade de corrigir essa falha e regularizar os valores devidos aos trabalhadores, além da orientação para que os sindicatos levantem, junto aos profissionais, as férias vencidas para cobrar em juízo. A empresa se comprometeu a elaborar um relatório referente aos últimos cinco anos, com previsão de entrega até a primeira quinzena de janeiro.

Outro tema tratado diz respeito às divergências sobre o registro de ponto eletrônico; a empresa afirmou estar cumprindo os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e, após esclarecimentos, as entidades foram informadas sobre os procedimentos adotados.

Também houve apresentação sobre o Censo Ebserh, conduzida por Denise Dal, que explicou a política de diversidade e equidade, agradeceu a participação das entidades — em especial da presidente da FNE, Solange Caetano, pela participação no Censo— e informou que mais de oito mil questionários já foram respondidos, dentro de um universo de 89 mil trabalhadores.

Na parte da tarde, o debate pautou sobre a liberação de dirigentes sindicais para atividades sindicais e reuniões do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), tema que a Ebserh levará para discussão interna, observando que 2026 será um ano desafiador devido às eleições.

Por fim, definiu-se o calendário de reuniões: a pauta de reivindicações da FNE será entregue em fevereiro de 2026; os encontros da mesa ocorrerão presencialmente a partir de junho, com reuniões on-line antes desse período; e o ACT terá encontros presenciais, nas seguintes datas: fevereiro (4 e 5; 25 e 26), março (11 e 12; 25 e 26), abril (8 e 9; 29 e 30), e maio (13 e 14; 27 e 28).

Também ficou decido o prazo de sete dias para resolução de pautas e a realização de uma reunião da Mesa Nacional Permanente em fevereiro, com formato híbrido conforme a preferência de cada entidade.

Instagram

Contato/Localização