Notícias

FNE participa da Caravana do Piso Salarial da Enfermagem em São Paulo

FNE participa da Caravana do Piso Salarial da Enfermagem em São Paulo

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada pelos diretores Ana Firmino e Péricles Batista, que também é vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), participou da Caravana do Piso Salarial da Enfermagem em São Paulo. A caravana, uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), percorreu 21 estados brasileiros desde fevereiro de 2024, com o objetivo de sanar dúvidas e promover o diálogo sobre o cumprimento do Piso Nacional da Enfermagem. A última parada da caravana aconteceu em São Paulo no dia 18 de junho de 2024. O evento contou com rodas de conversa, reuniões com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), COSEMS, e Conselhos Estaduais de Saúde, além de treinamentos sobre a correta inserção de informações no sistema InvestSUS.

Durante o evento, foram abordadas questões cruciais sobre as mudanças nas jornadas de trabalho e a reconfiguração dos cargos dos profissionais de enfermagem, especialmente os celetistas. Houve preocupação com as alterações nas condições de trabalho, já que as instituições começaram a mudar os horários e cargos dos trabalhadores, descaracterizando os profissionais em seus locais de trabalho em função do piso. 

O Ministério da Saúde acolheu demandas e esclareceu dúvidas dos profissionais responsáveis pelo preenchimento do sistema InvestSUS. Fabio Maia, Coordenador-geral do CGPRETS/DEGERTS/SGTES/MS, reforçou a importância dessa proximidade com os trabalhadores e gestores. Ele explicou que a caravana focou em ajudar os técnicos e gestores na implementação do piso e na inserção dos dados no InvestSUS. Maia também mencionou propostas de equiparação salarial para jornadas de 30 horas semanais, indicando que avanços podem ser alcançados por meio das discussões em congressos.

A Caravana em São Paulo destacou a importância da colaboração entre gestores, técnicos e trabalhadores para a efetivação do Piso da Enfermagem, promovendo a valorização dos profissionais e a melhoria das condições laborais;

Fonte: ASCOM FNE com informações do Coren-SP

Instagram

Contato/Localização