
São Paulo sedia Plenária Estatutária da FNE
A cidade de São Paulo foi palco para a realização da Plenária Estatuária Ordinária, da...
A vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales participou, dia 18/9/25, de audiência no Ministério do Trabalho, que reuniu as entidades que compõem a Mesa Nacional de Negociação Permanente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para tratar da proposta de alteração no adicional de insalubridade.
Durante a reunião, a EBSERH reafirmou que aplicará, unilateralmente, a determinação do Acórdão do TCU, rejeitando as alternativas apresentadas pelas entidades sindicais. As representações dos trabalhadores, por sua vez, ressaltaram que a categoria mantém a decisão de calcular a insalubridade com base no salário contratual, lembrando que o Superior Tribunal Federal (STF), em recente julgamento (15/9/25), reafirmou a competência da Justiça do Trabalho para apreciar ações relativas ao tema.
Shirley Morales destacou, em sua intervenção, que a FNE defende a valorização do espaço de mediação, mas alertou que uma mediação pré-processual apenas para cumprir uma decisão judicial seria prejudicial aos trabalhadores. “Na audiência, cobramos uma proposta real de mediação, que buscasse o equilíbrio entre as partes. Infelizmente não houve êxito, apesar das orientações da Federação e da disposição das entidades sindicais em dialogar”, afirmou.
As assessorias jurídicas das entidades já preparam medidas nacionais para impedir que a EBSERH altere a forma de pagamento do adicional, assegurando o direito adquirido dos trabalhadores admitidos até 31/7/2019. As entidades orientam que os empregados mantenham contato permanente com seus sindicatos de base e acompanhem as deliberações coletivas.
A cidade de São Paulo foi palco para a realização da Plenária Estatuária Ordinária, da...
“À luta, Enfermeiros e Enfermeiras!”, foi com esse chamado para a ação que a presidenta...