
São Paulo sedia Plenária Estatutária da FNE
A cidade de São Paulo foi palco para a realização da Plenária Estatuária Ordinária, da...
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, participou, no dia 24/9/25, da reunião com representantes da Embaixada da Alemanha para reestabelecer o diálogo em torno da imigração dos profissionais da enfermagem.
O encontro, que foi solicitado pelos representantes da Embaixada, teve como premissa retomar à discussão sobre o assunto e conhecer o posicionamento da FNE com relação ao acordo que existia.
Na ocasião, Solange Caetano esclareceu que a Federação não é contra a migração dos profissionais porque no entendimento da entidade trata-se de um movimento natural. A preocupação da FNE se pauta na proteção das(os) trabalhadoras(es) que escolhem essa alternativa, por isso, pressupõe que alguns passos devam estar definidos antes da partida, como já possuir a validação do currículo, adaptação cultural e a elaboração de estratégias para as famílias dos imigrantes e para os profissionais. “Existem uma série de questões que precisam ser dirimidas no próximo acordo e negociadas em conjunto com o governo brasileiro”, explica.
Como encaminhamento, ficou notada a necessidade de realização de uma nova reunião para aprofundar o debate acerca da questão. Mesmo sem uma agenda pré-estabelecida, a FNE reafirma o seu compromisso em promover um debate transparente que retrate as necessidades da categoria.
A cidade de São Paulo foi palco para a realização da Plenária Estatuária Ordinária, da...
“À luta, Enfermeiros e Enfermeiras!”, foi com esse chamado para a ação que a presidenta...