
FNE indica app “Trabalho sem Assédio” para categoria da enfermagem
Numa tentativa de combater a violência e o assédio no trabalho, o Ministério Público do...
Neste 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) dá um grito de resistência contra às práticas violentas e excludentes nos tratamentos psiquiátricos.
Desde o histórico Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental em 1987, em Bauru/SP, onde mais de 300 pessoas clamaram pelo fim dos manicômios, o movimento antimanicomial no Brasil tem sido uma voz contra a opressão estrutural presente nessas instituições.
A aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica em 2001, de autoria do deputado Paulo Delgado, foi um passo importante para a proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais. Contudo, mesmo após 23 anos da sanção da lei, muitos desafios ainda persistem. A comunicação entre os serviços da rede de atenção psicossocial precisa ser aprimorada, e é essencial garantir que os profissionais da área sejam qualificados, capacitados e em número suficiente.
A FNE reitera seu compromisso com a luta, defendendo a dignidade, a liberdade e o direito ao cuidado e tratamento de todas as pessoas com transtornos mentais.
Numa tentativa de combater a violência e o assédio no trabalho, o Ministério Público do...
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, discursou nesta terça-feira, 9/9/2025, durante...