Vice-presidenta da FNE fala sobre caminhos para uma APS integral e propositiva...
A convite da Associação Brasileira de Enfermagem, a vice -presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros...
A convite da Associação Brasileira de Enfermagem, a vice -presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e membra do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Shirley Morales, participou, de maneira virtual no dia 24/11/25, do 75° Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), com tema “Enfermagem e os desafios políticos, ambientes e sanitários”.
Shirley Morales, que representa o CNS no Comitê Gestor da Rede de Pesquisadores de Atenção Primária à Saúde da ABRASCO, integrou a mesa de abertura cujo tema era “Construção democrática para uma APS integral – dilemas e potências” conjuntamente com Fachini.
No debate, eles pautaram o que é necessário para garantir uma APS integral e resolutiva, os desafios e as perspectivas do controle social. Além disso, dissertaram sobre a precarização da força de trabalho, seus impactos e barreiras de acesso aos serviços de saúde, e sobre o financiamento e subfinanciamento de recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo setor privado no âmbito da APS.
Para a FNE, participar de eventos como estes expressa o fortalecimento do seu compromisso em atuar de forma propositiva e vigilante nos interesses da categoria, contribuindo com discussões que visem eliminar a sobrecarga, falta de reconhecimento e condições precárias de trabalho para profissionais que compõem a Atenção Primária à Saúde.
A convite da Associação Brasileira de Enfermagem, a vice -presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros...
O Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, é...