Trabalhos do CONCE são avaliados por banca de professores de enfermagem da UFPE
Os trabalhos que serão apresentados no I Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros – Conce foram submetidos à criteriosa avaliação por banca de professores da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Instituto Federal de Pernambuco - IFPE.
Os trabalhos que serão apresentados no I Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros – CONCE, foram submetidos à criteriosa avaliação por uma banca de renomados professores de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE. Foram 378 trabalhos inscritos, dos quais, 41 escolhidos para serem apresentados durante o Congresso na modalidade oral e 85 na modalidade pôster.
Os 12 melhores trabalhos apresentados no Conce serão selecionados e publicados na Revista de Enfermagem da UFPE, a REUOL, um periódico editado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado Acadêmico, do Centro de Ciências da Saúde da UFPE, que publica mensalmente artigos bilíngues (Português/Inglês) e/ou trilíngues (Português/Inglês/Espanhol) nas categorias Original, Revisão Sistemática e Integrativa de Literatura, Reflexão, Informativo, Estudo de Caso Clínico, Relato de Experiência, Resenha de Livro, Nota Prévia e Carta ao Editor.
A escolha dos 126 trabalhos do Conce foi feita por uma equipe de nove professores de enfermagem da UFPE, além de três professores do IFPE, coordenados pela Vice-Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UFPE, Vânia Pinheiro Ramos. Vânia é graduada em Enfermagem pela Universidade (1978), possui Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e da Assistência de Enfermagem e Mestrado em Enfermagem - área de concentração Enfermagem Médico-Cirúrgica, ambos pela Escola de Enfermagem Ana Neri da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFPE – área de concentração Neurociências.
Vânia concedeu uma entrevista para a equipe de comunicação do Conce, falando da importância da participação de estudantes e profissionais de enfermagem no Congresso, da parceria com a UFPE na avaliação dos trabalhos, dos critérios utilizados na avaliação e da importância da publicação na Revista REUOL.
Foram muitos trabalhos inscritos. Qual o critério de avaliação utilizado pela banca?
Nós utilizamos como critério de avaliação: relevância do conteúdo e relação do mesmo ao eixo temático escolhido para inscrição; coerência teórica e metodológica do conteúdo; encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor e escrita clara, coerente e concisa.
Quem são os membros da banca?
Os professores que avaliaram os trabalhos foram: Ana Márcia Tenório de Souza Cavalcanti; Cândida Maria Rodrigues dos Santos; Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão; Cleide Maria Pontes; Ednaldo Cavalcante de Araújo; Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos; Francisca Márcia Pereira Linhares; Vânia Pinheiro Ramos; Viviane Cristina Fonseca da Silva Jardim, sendo esses da UFPE e Robervam de Moura Pedroza, Silvânia Cavalcanti dos Santos e Valquíria Faria Bezerra do IFPE, além de uma enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde, Maria Luiza Lucena.
Qual a importância da banca da UFPE fazer a análise dos trabalhos do CONCE?
A enfermagem brasileira, ao longo de sua história, vem buscando uma identidade, permeada pela busca do saber e da produção do conhecimento científico, para assim permitir um avanço da prática profissional. Por outro lado, a responsabilidade profissional exige que os profissionais, no caso enfermeiros, incorporem em sua prática ações que reflitam sobre a profissão e que contribuam para o seu desenvolvimento. É nessa perspectiva que o enfermeiro docente deve desenvolver formas específicas de atuação para o crescimento científico da profissão. Dessa forma, trabalhar em parceria com os órgãos de classe em eventos científicos que coloquem em discussão a importância da produção científica na formação acadêmica e na atividade profissional do enfermeiro é obrigação da academia visando cada vez mais o aprimoramento da profissão.
Em sua opinião, por que estudantes de enfermagem e profissionais devem participar do CONCE?
A busca pelo conhecimento, enriquecer a prática profissional e um dos mecanismos eficazes para a comunicação do conhecimento é através de eventos científicos como congressos, encontros, jornadas, seminários entre outros. Desta forma, consideramos importante a participação no Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros - CONCE que representa uma forma de comunicação do conhecimento da enfermagem visando o desenvolvimento da enfermagem científica.
12 trabalhos serão publicados na Revista REUOL. Qual a importância da publicação do trabalho na revista?
Com a política de qualificação profissional os cursos de pós-graduação deram impulso à produção da ciência da enfermagem, aumentando o número de estudos que buscam explicações para a problemática da enfermagem permitindo uma análise crítica da atividade profissional. A busca pelo conhecimento, enriquecer a prática profissional busca essa necessária para o crescimento e futuro da ciência do cuidar. Nesse contexto a publicação faz parte das exigências atuais do processo de produção de conhecimento.