Ministério da Saúde publica Portaria GM/N° 8.935 referente ao complemento do Piso...
O Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/N° 8.935, que dispõe sobre os valores...
Na abertura da conferência, a presidente federal da ANMF, Sally-Anne Jones, disse que o termo produtividade era um desafio para as profissões porque o trabalho centrado no ser humano não é facilmente medido.
"Funções de serviço como as nossas envolvem trabalho emocional, pensamento crítico e cuidados interpessoais", disse ela aos delegados.
"Esses elementos são difíceis de capturar em métricas como taxa de transferência ou tempo para tarefa. Quando a produtividade é enquadrada de forma muito restrita, isso pode adicionar pressões para fazer mais com menos."

A presidente federal da ANMF, Sally-Anne Jones, se dirige aos delegados. Foto: Jamila Filippone
À medida que as pressões de produtividade inevitavelmente crescem, a Sra. Jones instou as profissões a serem claras sobre seu papel no sistema de saúde, continuarem a lutar por sua compreensão e usarem o poder e a influência de pertencer ao maior sindicato do país, para salvaguardar a saúde dos australianos agora e no futuro.
"Vamos ganhar bons empregos. Garantiremos emprego para todas as enfermeiras e parteiras continuando a trabalhar juntos e construiremos comunidades que estejam bem e sejam seguras."
Em seu relatório, a secretária federal da ANMF, Annie Butler, descreveu vários ganhos alcançados nos últimos anos, incluindo enfermeiras registradas 24 horas por dia, 7 dias por semana, em lares de idosos, aumentos salariais para idosos e apoio financeiro para estudantes durante a colocação clínica. Mas mais precisa ser feito, ela enfatizou.
"Todas as moções que você apresentou, se fossem investidas, não apenas ajudariam a capacitar enfermeiras, parteiras e cuidadores, mas também aumentariam a produtividade. É por isso que precisamos falar sobre produtividade."
Falando na conferência, o Ministro da Saúde, Deficiência e Envelhecimento, Mark Butler, também fez referência ao atual debate sobre produtividade, observando que as medidas tradicionais de produtividade podem funcionar muito bem para algo como a fabricação de widgets, mas não tanto para a saúde.
"É muito importante que os líderes de saúde sejam participantes ativos neste debate sobre produtividade. Não podemos deixar que esse debate seja apenas uma medição tradicional da produtividade do trabalho. Temos que colocar a qualidade na agenda também."
Butler disse aos delegados que estava particularmente focado em buscar duas áreas que envolvem produtividade na área da saúde – digitalização e "como usamos nossa força de trabalho".
"Simplesmente não faz sentido não ter todos os profissionais de saúde do sistema trabalhando no topo de suas habilidades, experiência e treinamento", disse ele.

A delegada vitoriana Mary Natoli faz uma pergunta ao ministro da Saúde, Mark Butler. Foto: Jamila Filippone
Moções/Resoluções
Ao longo da conferência, os delegados apresentaram e debateram mais de 40 moções em áreas como Força de Trabalho, Cuidados com Idosos, Aumento da Equidade no Acesso à Saúde, Justiça Industrial e Social e Sustentabilidade. Todas as resoluções estão sujeitas à aprovação final do Executivo Federal da ANMF.
As moções incluíram:
Cuidados com idosos
Como nas conferências bienais anteriores, a reforma do cuidado aos idosos foi o foco central das moções.
A enfermeira de cuidados a idosos da NSWNMA, Jocelyn Hofman, apresentou uma moção para consagrar as atas de atendimento na legislação apropriada, como a Lei de Cuidados a Idosos e os Prêmios Modernos, para garantir o cumprimento adequado.

Delegada da NSWNMA e enfermeira de cuidados a idosos, Jocelyn Hofman, falando na Conferência Nacional Bienal. Foto: Jamila Filippone
"Os provedores não estão nos levando a sério", disse ela.
"Eles estão manipulando os dados e essa manipulação é preocupante porque nossos residentes podem não estar recebendo os cuidados de que precisam e os contribuintes estão financiando esses cuidados e não estão sendo prestados."
Enquanto isso, Diane Lang, membro da NSWNMA, apresentou uma moção para que a ANMF buscasse uma reunião urgente com o Ministro de Cuidados a Idosos, Sam Rae, para discutir várias questões, incluindo alguns provedores que não repassam o aumento salarial total obtido no Caso de Valor do Trabalho da ANMF.
"Queremos ter certeza de que há responsabilidade no dinheiro que é dado aos prestadores de cuidados a idosos para entregar esses aumentos salariais. Eles não estão dando. Para mim, isso é roubo de salário."
A secretária federal da ANMF, Annie Butler, disse aos delegados que, embora tenham ocorrido reformas positivas no setor, mais precisa ser feito. É importante ressaltar que ela anunciou oficialmente o lançamento de uma revisão nacional abrangente do sistema de atendimento a idosos para avaliar a eficácia das recomendações da Comissão Real de Cuidados a Idosos.
Produtividade da força de trabalho
Dirigindo-se a delegados (virtualmente) da Escócia, o professor James Buchan, professor adjunto do Centro Colaborador da OMS, Escola de Enfermagem, UTS, também explorou a discussão sobre produtividade, citando vários relatórios recentes que ele acredita que podem ajudar as organizações de enfermagem e obstetrícia a "estruturar sua própria narrativa" quando se envolvem no debate.
Seu conselho inicial para organizações de enfermagem e obstetrícia é abraçar a complexidade que vem de um olhar adequado sobre o que significa produtividade, sem perder de vista o ângulo humano.
As principais mensagens de relatórios recentes incluem o retorno do investimento em saúde, a ligação entre a criação de empregos decentes e a produção econômica, o poder econômico do cuidado e o valor da enfermagem e sua contribuição para a saúde, benefícios sociais e econômicos, disse ele.
"Enfatize o positivo ao entrar nesse diálogo e debata a contribuição, o impacto, o valor versus o benefício, os resultados, o escopo de multiplicadores significativos e os retornos sobre o investimento", encorajou o professor Buchan.
Construindo energia
Encerrando a conferência, a vice-presidente federal da ANMF, Sally-Anne Jones, pediu aos delegados que continuem lutando para serem ouvidos.
"Somos obrigados a apresentar continuamente a proposta de valor", disse ela,
"Somos mais do que cuidados. Enfermeiros que prestam serviços de enfermagem. Parteiras que fazem parteiras. Os cuidadores de idosos e deficientes prestam serviços especializados Conhecimento, habilidades, pensamento crítico, segurança, defesa, presença. É muito mais do que apenas cuidado."
O Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/N° 8.935, que dispõe sobre os valores...
Na última quarta-feira, 19/11/25, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) apresentou, numa reunião interna da...