Notícias

Entidades de classe da enfermagem avaliam II CONCE de forma positiva

Entidades de classe da enfermagem avaliam II CONCE de forma positiva

O II Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros (CONCE) chega nesta quinta-feira (22) ao seu terceiro dia de atividade e já recebe avaliação positiva das entidades de classe da categoria: Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), que participam do evento desde a abertura oficial, no dia 20.

Pelo que eu pude acompanhar minha avaliação é positiva. O evento está tendo uma grande interação dos congressistas que estão participando ativamente, fazendo perguntas e debatendo. Inclusive, trazendo questões novas que nós, os dirigentes sindicais, desconhecíamos no ambiente de trabalho. A repercussão do congresso está ótima. Muitas pessoas elogiando as palestras e as qualidades dos debates”, declarou a presidente da FNE e do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Dra. Solange Caetano.

A mesma opinião da presidente da FNE é compartilhada pela presidente da ABEn, Angela Maria Alvarez. “Estou participando do CONCE desde a abertura e estou me surpreendendo. A programação está bem trabalhada, aprofundando temas relacionados ao trabalho. Também a participação de palestrantes internacionais enriquece muito o Congresso porque compartilha ideias, fomentando novas discussões”, disse Angela.

Outra entidade de classe presente ao Congresso e que fez sua avaliação foi o COFEN. “É uma inovação o que a FNE está fazendo neste Congresso. O ponto certamente mais alto será a academia retornar com conhecimentos, tanto científicos como políticos, já que os debates e palestras possuem grande relevância para o profissional da enfermagem”, analisou a professora e doutora em enfermagem pela USP, Dorisdaia Carvalho de Humerez, representante do presidente do COFEN, Manoel Nery.

Desafios

Sobre os desafios na realização do II CONCE, a presidente da FNE e SEESP, Dra. Solange Caetano, explicou: “Todas as entidades de classe tem o seu congresso anual e o estudante de enfermagem e profissional não tem como participar de todos. Então, eles fazem sua opção do qual irão participar. E conquistar esse público foi um dos desafios, mas superado. Outro desafio foi o CONCE ser um congresso novo que não firmou ainda sua marca. Mesmo assim, está sendo extremamente positivo”, enfatizou.

O coordenador-geral do II CONCE, o professor universitário, Juvenal Tadeu Canas Prado, afirma que “houve sugestões sobre o evento, mas, principalmente, elogios sobre a qualidade dos palestrantes e debates que colocaram todos os lados do assunto abordado. O CONCE tem participação ativa dos congressistas nas atividades que estão ocorrendo, e que elas seguem o princípio da livre escolha”.

Referente às temáticas, estas foram escolhidas pensando que política e ciência caminham juntas. “Passou o tempo em que o sindicalismo era empírico. Ele é também cientifico. Tanto é que, na hora de negociar, seja com o sindicato patronal ou com o gestor, se faz necessário apresentar dados e pesquisas para avançar um pouco mais nas conquistas. Esse congresso junta as duas coisas e aproxima a academia do movimento sindical”, acrescentou a Dra. Solange Caetano.

O CONCE acontece até a próxima sexta-feira (23) no Palácio de Convenções do Anhembi.

_mg_4898 _mg_4598

_mg_4740 _mg_4768 _mg_4777 _mg_4789 _mg_4806 _mg_4833 _mg_4853 _mg_4866 _mg_4888 _mg_4889 _mg_4926 _mg_4947 _mg_4955 _mg_4959

Instagram

Contato/Localização