Notícias

Ministério da Saúde anuncia prioridade na vacinação contra a dengue para profissionais da enfermagem

Ministério da Saúde anuncia prioridade na vacinação contra a dengue para profissionais da enfermagem

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou dia 18/01/26 que cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde de todo o país poderão ser imunizados contra a dengue a partir do dia 9 de fevereiro, com a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan com tecnologia 100% nacional.

A imunização será destinada aos trabalhadores que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente nas unidades básicas de saúde (UBSs). Entre eles estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e equipes multiprofissionais cadastradas nas UBSs.

A vacinação desse público será possível com a chegada de novas doses do imunizante. O Instituto Butantan deve produzir e entregar até 31 de janeiro cerca de 1,1 milhão de doses adicionais da Butantan-DV, garantindo a proteção dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população.

A Butantan-DV é o primeiro imunizante de dose única contra a dengue no mundo. Os estudos clínicos indicam eficácia global de 74%, além de uma redução de 91% nos casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações. A vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Para a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), o anúncio representa um avanço importante na proteção dos trabalhadores da saúde, que estão diariamente expostos ao risco de contágio e desempenham papel fundamental no enfrentamento das arboviroses no país. A entidade reforça a importância da valorização e da segurança dos profissionais que sustentam o SUS e garantem o cuidado direto à população.

Ascom FNE com informações da Agência Brasil

Instagram

Contato/Localização