Notícias

Diretoria da FNE participa de reunião com a EBSERH

Diretoria da FNE participa de reunião com a EBSERH

Na tarde desta segunda-feira (01), os diretores da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Wagner Cordeiro e Dionne Hallyson, acompanhados do advogado André Caetano, estiveram reunidos com o chefe de Serviços de Relações de Trabalho, Wildemar Moura, o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Ilson Iglesias, a chefe de Serviço Jurídico Consultivo, Ana Rita Ludovico, o assistente administrativo de Relações do Trabalho, Felipe Pereira, e a presidente em exercício da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Jeane Michel.

A reunião, solicitada pela FNE, objetivou discutir a implantação da EBSERH nos Estados e as consequências das privatizações dos hospitais universitários. De acordo com Jeane, não haverá qualquer impedimento em dialogar com os sindicatos, porém, a efetivação das negociações acontecerá em nível nacional.

Nos acordos firmados, a jornada de trabalho prevalente será de 36 horas semanais com escala diurna de 6 horas diárias (segunda a sexta) e plantões de 12 horas diárias aos finais de semana. Também haverá a jornada de 12 x 36 com três folgas mensais para os plantonistas noturnos. A carga horária de 30 horas semanais só será vigente quando aprovado o PL 2.295/00 que implantará em nível nacional.

A EBSERH informou ainda, que não é política a permuta de plantões pontuais entre os profissionais, aceitará permutas entre profissionais de Estados ou instituições diferentes após o período de experiência (90 dias) desde que haja acordo entre as partes.

Os enfermeiros serão considerados no Plano de Cargos e Carreira como todos os demais profissionais com a progressão a partir de um ano de trabalho na instituição. Além disso, haverá o limite de trabalho de 66 horas semanais para os trabalhadores com mais de um vínculo.

 “Essa reunião foi de extrema importância para discutirmos vários questionamentos da categoria e, com certeza, cobrar uma gestão séria que não prejudique nem aos trabalhadores, nem a sociedade. A FNE estará empenhada em articular as negociações nos Estados e também em nível nacional”, comentou Wagner Cordeiro, tesoureiro da FNE.

Instagram

Contato/Localização