FNE apresenta situação do Piso Salarial e da ADI 7222 durante reunião...
A convite do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Coordenação-Geral de Relações do...
                    
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reconhece a importância do Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, no dia 27/10, como uma oportunidade para refletir sobre as desigualdades raciais que ainda existem em nossa sociedade e, em particular, na área da saúde.
É fundamental garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua cor ou etnia, tenham direito de acesso à saúde. Segundo alguns estudos sobre mortalidade, os óbitos por causas evitáveis como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, tuberculose, HIV/AIDS, hepatites virais são prevalentes na população negra. Essa situação é fruto de um racismo que existe em nossa sociedade há séculos, que faz com que a população negra tenha menores níveis de renda, escolaridade e acesso a serviços essenciais como a saúde.
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) enxerga a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, instituída em 2009, como um passo crucial para reconhecer o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde. Ela busca promover a equidade em saúde, estabelecendo ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças às minorias. A FNE apoia e se junta a essa data de conscientização e reitera que a luta pela igualdade é uma missão que deve unir a todos, para que o mundo se torne um lugar justo e igualitário.
        
A convite do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Coordenação-Geral de Relações do...
        
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) manifesta profunda preocupação e lamento diante da decisão do...