
FNE destaca importância da comunicação transversal em saúde durante 10ª Reunião Ordinária...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou, no último dia 28 de março de 2025,...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) ressalta a importância do Dia Internacional contra a Discriminação Racial, que acontece em 21 de março, como uma oportunidade para refletir sobre o racismo estrutural e seus impactos em todos os âmbitos sociais. Uma das áreas mais afetadas por essa mazela social é a área da saúde, que historicamente, sempre foi um ambiente marcado por violência, agressões e injúrias raciais contra os profissionais de saúde.
Um estudo do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo(Coren-SP) mostra como a discriminação racial está enraizada no setor, seja de maneira velada ou até mesmo explícita. O mapeamento Racismo e Discriminação na Enfermagem, realizado com 698 pessoas e que permitia mais de uma resposta, mostra que 55,9% das ocorrências de injúria racial e violência contra profissionais da enfermagem são cometidos por pacientes/usuários, enquanto 46,6% são cometidos por colegas de equipe e 43,8% por chefias. Esses dados são alarmantes e exigem a formulação de políticas e medidas afirmativas para mudar essa realidade.
A FNE reitera seu compromisso com o combate a discriminação racial e garante que seguirá atuando para garantir um ambiente seguro e acolhedor para os/as enfermeiros/as pretos/as. Essa é uma luta coletiva e é dever de todos nós nos engajamos na luta contra o racismo estrutural e institucional.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou, no último dia 28 de março de 2025,...
Acontece nesta terça-feira (1°), de maneira virtual, a reunião do Global Fórum para debater sobre...