Notícias

Ministério da Saúde lança aplicativo para apoiar trabalhadoras do SUS no enfrentamento a situações de violência e discriminação

Ministério da Saúde lança aplicativo para apoiar trabalhadoras do SUS no enfrentamento a situações de violência e discriminação

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo inovador, parte do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS), cujo objetivo é apoiar as trabalhadoras do SUS no enfrentamento de situações de violência, preconceito e discriminação. O aplicativo se chama "Equidade SUS'' e foi lançado pela Ministra da Saúde Nísia Trindade no último dia 10/10/23 e está disponível na plataforma ConecteSUS para dispositivos móveis e oferece vários recursos destinados a auxiliar as profissionais de saúde a acessar informações e redes de assistência.

As mulheres são a maioria da força de trabalho nos setores de saúde, representando 74% da força de trabalho no SUS. Inicialmente disponível para profissionais de saúde, o aplicativo será expandido para usuários da rede pública em uma segunda versão. Além de oferecer ferramentas de denúncia e suporte, a plataforma permitirá o compartilhamento de informações, documentos e materiais educativos relacionados ao tema. Para acessar o aplicativo pela primeira vez, os usuários deverão realizar um cadastro e responder a uma pesquisa inicial que servirá para personalizar o conteúdo e identificar o perfil dos trabalhadores. Todas as informações fornecidas poderão ser editadas na seção "Meu Perfil."

Os usuários do aplicativo terão a opção de compartilhar seus dados pessoais em suas redes sociais, escolhendo até cinco categorias de perfil para as quais desejam dar visibilidade. As perguntas da pesquisa englobam tópicos como localização geográfica, categoria profissional, área de atuação, identidade de gênero, orientação sexual, raça/cor, etnia, povo ou comunidade tradicional, deficiências, religião, nível de escolaridade e estado civil.

O Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras do SUS, lançado pelo presidente Lula e pela Ministra da Saúde Nísia Trindade, é uma iniciativa inovadora do Governo Federal. Ele visa promover a equidade de gênero e raça no SUS, com o propósito de garantir um ambiente de trabalho mais inclusivo e seguro para as trabalhadoras da saúde. A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) vê com bons olhos essa iniciativa e acredita que esse aplicativo é um importante passo no apoio às trabalhadoras do SUS, já que ele demonstra como a tecnologia pode ser usada para promover a igualdade e a segurança no sistema de saúde brasileiro.

Instagram

Contato/Localização