Notícias

FNE se faz presente ao 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem e reforça espírito de união da categoria para conquistar seus direitos

FNE se faz presente ao 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem e reforça espírito de união da categoria para conquistar seus direitos

Sempre presente às realizações de fomento ao estudo e engajamento na luta pelos direitos da enfermagem, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) se fez presente ao 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), que ocorreu entre os dias 16 e 19 de novembro, de maneira híbrida, com atividades online e presenciais em Salvador-BA. O Congresso é um dos maiores eventos do campo, e o maior promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem desde 1947.

O CBEn reúne enfermeiras(os), técnicas(os), auxiliares em enfermagem e parteiras; estudantes em formação técnica, de cursos de graduação e de pós-graduação; docentes de instituições formadoras e sociedades de especialistas. A FNE, sempre convidada a prestigiar ao evento, foi representada pela vice-presidenta da entidade, Shirley Morales, que em nome da atual presidenta eleita, Solange Caetano, parabenizou aos organizadores e deixou uma mensagem para a categoria resistir aos desafios na conquista de seus direitos.

“É uma satisfação estar aqui neste congresso, representando a FNE na pessoa de sua presidenta, Solange Caetano, para sentir a presença e o espírito dessa enfermagem brasileira, que resiste apesar da conjuntura difícil política e econômica que vivemos, onde presenciamos mortes diariamente por irresponsabilidade de um Governo Federal. O CBEn traz o tema “Impactos da pandemia no Brasil e os desafios para o campo da enfermagem e saúde”, levantando uma reflexão sobre o pior momento da enfermagem brasileira no enfrentamento da Covid-19, que ceifou vidas e muitas delas de nossos profissionais da saúde. Então, estarmos hoje aqui significa dar voz aos que não mais estão aqui. A nossa história se faz continuamente como na realização desse Congresso, que trouxe a defesa do SUS e a resistência da categoria. Assim, a enfermagem brasileira precisa estar unida para que nossos direitos sejam garantidos”, falou Shirley Morales, vice-presidenta da FNE em seu pronunciamento de abertura.

Ainda, concomitantemente, ocorreu o 6º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem (CLAHEN) e 7º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde (SENABS) com mesas de debates, apresentação de trabalhos científicos, mostra de experiências profissionais, lançamentos de livros, provas de títulos de especialistas, premiações de produções científicas, feira de exposição de instituições e entidades parceiras, além de atividades políticas e culturais, dentre outras.

Fonte: Ascom FNE

Instagram

Contato/Localização