
FNE reforça protagonismo na Câmara Técnica de Saúde Digital e Comunicação em...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reafirmou seu papel estratégico no Conselho Nacional de Saúde...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reafirmou seu papel estratégico no Conselho Nacional de Saúde (CNS) ao participar no dia 17/10/25 da reunião da Câmara Técnica de Saúde Digital e Comunicação em Saúde (CTSDCS/CNS), espaço no qual exerce função de coordenação, por meio de sua representante a vice-presidenta Shirley Morales, que também ocupa a coordenação adjunta da Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar.
A presença da FNE na coordenação da Câmara Técnica demonstra a relevância da categoria da Enfermagem na formulação de políticas públicas de saúde e na defesa de um modelo de comunicação e tecnologia comprometido com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a proteção dos dados em saúde e a garantia de direitos da população usuária.
Durante a reunião, foi debatida a construção de notas técnicas relacionadas a projetos de lei que tratam de comunicação em saúde, regulação da saúde digital e inteligência artificial. Um dos principais destaques foi a proposta de criação de uma Política Nacional de Comunicação em Saúde, iniciativa apresentada originalmente pela Federação Nacional dos Enfermeiros. Essa proposta foi acolhida pelo Eixo 2 da Câmara, que passou a desenvolver uma nota técnica específica para subsidiar a implementação dessa política como instrumento estratégico de democratização da informação, enfrentamento à desinformação e fortalecimento da participação social.
“A Federação também contribuiu criticamente para o debate sobre a regulação da inteligência artificial no campo da saúde, alertando para os riscos de privatização e concentração de dados estratégicos em setores privados, o que ameaça a soberania sanitária nacional e a universalidade do SUS. A importância da comunicação como ferramenta de promoção da saúde, valorização dos trabalhadores e fortalecimento das políticas públicas é um ponto fundamental nessa discussão”, afirmou Shirley.
Os documentos construídos serão encaminhados às comissões intersetoriais e, posteriormente, submetidos ao Pleno do Conselho Nacional de Saúde, com a FNE atuando de forma ativa na defesa dos interesses da categoria da Enfermagem e da saúde pública brasileira.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reafirmou seu papel estratégico no Conselho Nacional de Saúde...
O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que o Estado brasileiro falha na proteção de meninas...