Notícias

FNE participa de Encontro Regional do Setor Saúde promovido pela ISP

FNE participa de Encontro Regional do Setor Saúde promovido pela ISP

De 4 a 6 de dezembro acontece, em São Paulo, o Encontro Regional do Setor de Saúde promovido pela Internacional de Serviços Públicos (ISP), federação sindical mundial  que representa 20 milhões de trabalhadoras e trabalhadores que prestam serviços públicos essenciais em 163 países. 

A atividade reúne lideranças de várias entidades internacionais filiadas à ISP. A Federação Nacional de Enfermeiros (FNE) participa deste encontro por intermédio de sua presidenta, Solange Caetano, 

Secretária Renilda Barreto, Elaine Leoni, Milca Rodrigues (diretoras) e Péricles Flores (diretor).

Na pauta: o Tratado da Pandemia, direitos, Plano de Ação e a consolidação da Federação Sindical Mundial.  Solange Caetano disse que a defesa incondicional dos serviços públicos de saúde tem sido a premissa desse grupo de trabalho.  “Não existem dúvidas de que as entidades que participaram da construção do Estatuto dessa federação farão essa luta. Defender o SUS, a construção de sistemas públicos de saúde em outros países são linhas de frente da Internacional dos Serviços Públicos e da organização da federação interamericana que estamos construindo”.

A presidenta da FNE lembrou que o movimento sindical da saúde tenta barrar a ampliação das terceirizações, mas que estamos perdendo esta luta e um exemplo é a criação da AGSUS, Agência Brasileira de Gestão do SUS. 

Solange falou do quanto a saúde terceirizada pelos governos, principalmente em âmbito municipal tem precarizado e fragilizado a categoria. “São contratos em forma de uberização e pejotização”, disse. Por fim, citou  o exemplo do Piso Salarial que é pago pelos setores públicos mas, ainda, desrespeitado pelo setor privado.

O encontro promove a troca de experiências e práticas bem-sucedidas em saúde, fortalece e expande as organizações dos trabalhadores em saúde dos setores públicos e privado na busca de preservação dos direitos trabalhistas e sindicais.  Visa também a promoção das práticas em saúde que garantam acesso universal como direito humano e dever do estado, com a formulação de políticas públicas com cada vez mais qualidade. 

O evento prossegue nesta terça-feira (5) com  debates sobre “Direitos sindicais e laborais e negociação coletiva no setor saúde”, “Financiamento dos sistemas de saúde: Saúde como direito de todos e dever do estado”, além da apresentação da “Rede sindical da saúde: a experiência Africana”.

Instagram

Contato/Localização