Notícias

Federação Nacional dos Enfermeiros participa de reuniões do CNS e do FENTAS

Federação Nacional dos Enfermeiros participa de reuniões do CNS e do FENTAS

Federação Nacional dos Enfermeiros participa de reuniões do Conselho Nacional de Saúde(CNS) e do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS)

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada por sua vice-presidenta Shirley Morales, participou ativamente das reuniões do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS). A pauta da 347ª reunião ordinária do CNS incluiu a realização de um ato público contra o racismo religioso, a apreciação/discussão de ações do Projeto de Formação para o Controle Social no SUS, a discussão do racismo e saúde da população negra. Além disso, a reunião abordou a importância do diagnóstico e prevenção do câncer de mama e a apreciação/discussão de documentos e demandas das comissões intersetoriais, grupos de trabalho e câmaras técnicas

A reunião aconteceu nos dias 18 e 19/10/23, em Salvador. No evento a FNE destacou a importância da pauta do Outubro Rosa, especialmente em relação aos desafios enfrentados pelas mulheres, incluindo a alta taxa de mortalidade, principalmente entre mulheres negras e em áreas periféricas, além da subnotificação e dificuldades de acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. A Federação enfatizou a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para garantir que as pacientes tenham acesso a serviços abrangentes, desde o diagnóstico até a reabilitação. Também foi proposta a melhoria dos serviços, aprimoramento do sistema de informação e vigilância à saúde em relação ao câncer de mama, assim como a criação de centros de cuidados oncológicos em estados e municípios para facilitar o acesso das pacientes a esses serviços.

Reunião FENTAS

A FNE também participou da reunião do Fentas, na véspera da 347ª reunião ordinária do CNS(17/10/23). A Federação expressou preocupações em relação à política nacional de atenção especializada em saúde. Esta política abrangeria diversas áreas, como a rede de atenção psicossocial, rede de urgência e emergência. A FNE também defendeu a necessidade de um debate mais aprofundado antes da aprovação e propôs alterações na resolução que aprovava a política. A Federação Nacional dos Enfermeiros se compromete a continuar defendendo toda a categoria em âmbito nacional e a lutar por um futuro justo e igualitário para toda população.

Instagram

Contato/Localização