Notícias

Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro abre investigação sobre casos de transplantes de órgãos infectados com o vírus HIV

Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro abre investigação sobre casos de transplantes de órgãos infectados com o vírus HIV

Na manhã desta sexta-feira (11), o Portal G1 noticiou sobre a investigação, que acontece no Estado do Rio de Janeiro, acerca do caso em que seis transplantados receberam órgãos infectados pelo vírus HIV após laboratório privado errar no resultado dos exames.  

O serviço de transplante no estado, ativo desde 2006, era visto, até o momento, como um trabalho de excelência, mas a situação inédita coloca a sua reputação e a vida da população em risco. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou a situação e investiga o fatídico incidente junto ao Ministério da Saúde, Ministério Público do RJ (MPRJ), Polícia Civil e Conselho Regional de Medicina (Cremerj).

O erro, ocasionado em 2 exames do PCS Lab Saleme, aconteceu na unidade que fica em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Um fato que chama atenção é que a SES-RJ contratou o laboratório por meio de um processo de licitação emergencial no valor de R$ 11 milhões de reais para fazer a sorologia de órgãos doados. 

A presidenta da FNE, Solange Caetano, lamenta profundamente esse episódio e ressalta que a justiça esclareça o mais rápido sobre a questão, para que situações como essa não aconteçam novamente. Lembrando que a negligência, imperícia ou até mesmo a imprudência, não podem habitar o sistema de saúde.

A FNE seguirá acompanhando as investigações do caso e se compromete a informar a categoria sobre cada evolução. Acreditamos que a saúde, pública ou privada,  deva ser uma prioridade não só para os profissionais que estão à frente dos atendimentos, mas de toda estrutura. Esperamos que os fatos sejam elucidados o mais breve possível.

ASCOM FNE com informações do G1

Instagram

Contato/Localização