Notícias

Fórum Nacional 30h Já faz pressão pela aprovação do PL 2295/00

Fórum Nacional 30h Já faz pressão pela aprovação do PL 2295/00

Os dirigentes do Fórum Nacional 30h Já estiveram novamente reunidos com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), na tarde desta terça-feira (13). Também participaram os deputados federais Carlos Sampaio (PSDB-SP), Alice Portugal (PCdoB-BA), Ivan Valente (PSOL-SP), André Moura (PSC-SE) e Dr. Grilo (Solidariedade-MG).

O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) foi o principal articulador dessa reunião que, na semana passada, não aconteceu.

Cobrando um uma decisão sobre o Projeto de Lei 2295/00 – que regulamenta a jornada de trabalho da enfermagem em 30 horas semanais – o Fórum Nacional apresentou a posição do Ministério da Saúde de não haver acordo pela implantação da carga horária por considerar que a enfermagem é uma categoria grande, o custo da implantação de uma jornada reduzida é muito alto e o Governo não tem como arcar. A afirmação negativa do Ministério acontece mesmo após todas as negociações realizadas e acatadas pela categoria nos últimos dois anos: exclusão inicial dos trabalhadores do Estratégia Saúde da Família, implantação escalonada em cinco anos e estudo de impacto financeiro. Durante a reunião foi deliberada a criação de uma comissão mista que se reunirá no próximo dia 21 de maio em conjunto com representantes dos trabalhadores, dos setores privados, Santas Casas e públicos municipais e estaduais para apresentar argumentos aos parlamentares e conseguir apoio para priorizar o texto na reunião do colégio de líderes que acontecerá na semana seguinte e, assim, avançar para que o PL 2295/00 seja incluído na ordem do dia e votado. Para Solange Caetano, coordenadora do Fórum Nacional 30h Já e presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a formação dessa comissão é um avanço considerando todas as negativas que a presidência da Câmara dos Deputados vem apresentando no último período. “O importante é não pararmos com a pressão nesse momento. Vamos seguir com as visitas aos deputados nos Estados para que enviem as lideranças partidárias um requerimento de que o PL das 30 horas seja priorizado na lista de pautas que serão votadas no plenário. Os trabalhadores e estudantes precisam enviar e-mails e mensagens nas redes sociais para os parlamentares pedindo apoio ao PL, a cobrança deve acontecer de todas as maneiras. Não podemos esmorecer! A luta é árdua, mas sem mobilização não há avanços!”, finaliza Solange.   

Instagram

Contato/Localização