Notícias

FNE repudia citação depreciativa do Ministério da Saúde em relação à enfermagem no Manual de Normas e Procedimentos para a Vacinação

FNE repudia citação depreciativa do Ministério da Saúde em relação à enfermagem no Manual de Normas e Procedimentos para a Vacinação

A Federação Nacional dos Enfermeiros, entidade sindical, em segundo grau, representante de 746 mil enfermeiros no Brasil, repudia a citação depreciativa do Ministério da Saúde, dirigida aos profissionais da enfermagem, na 2ª edição do Manual de Normas e Procedimentos para a vacinação:
“A perda de oportunidades de vacinação por falta de conhecimento do profissional de enfermagem é real, e normalmente ocorre por dúvidas em relação às técnicas de administração ou mesmo por não conhecer as indicações corretas das vacinas.” (p.35 | 2024)

A enfermagem é principal responsável pelo fortalecimento da imunização no Brasil. Imunizações essas consolidadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), considerado o melhor programa de vacinação do mundo. O PNI e os trabalhadores da Enfermagem muito contribuíram para a erradicação de doenças como a varíola e a poliomielite. 

Vacinar-se é um direito de todos e todas. Essa ação salva vidas e proporciona a qualidade de vida e segurança para crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e os povos indígenas. A tentativa do MS de descredibilizar a enfermagem perante à aplicação das vacinas camufla o problema no sistema de saúde, asfixiado hoje em dia, pela falta de profissionais enfermeiros (as) necessários (as) para garantir o maior número de imunizações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) se opõe à citação vergonhosa emitida pela instituição e exige que a cartilha seja corrigida, imediatamente, dando o respeito e a credibilidade necessários aos enfermeiros e enfermeiras do país, que também corroboram para salvar vidas. É preciso que aja uma retratação, urgente,  para com a categoria. Não aceitamos essa prerrogativa de rotular os profissionais que estudam, se dedicam, se capacitam, como incompetentes técnicos.

Diante do exposto, a FNE, caso não seja contemplada em seu pedido de correção imediata, entrará com todas as medidas judiciais cabíveis.

Federação Nacional de Enfermeiros (FNE)

Instagram

Contato/Localização