Notícias

FNE relata luta pela vinculação da Lei do Piso Salarial à jornada de 30 horas

FNE relata luta pela vinculação da Lei do Piso Salarial à jornada de 30 horas

Durante a Reunião Anual da União Global de Enfermeiros, realizada nos dias 17 e 18 de novembro de 2024, em São José, Costa Rica, a presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e secretária-geral do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Solange Caetano, abordou a luta pela vinculação da Lei do Piso Salarial à jornada de 30 horas.

Solange destacou que, apesar dos desafios enfrentados pela categoria durante a pandemia de Covid-19, a valorização da enfermagem foi consolidada com a aprovação da Lei 14.434/22, que estabelece o Piso Salarial Nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras.

A presidenta enfatizou que a luta pela jornada de 30 horas é uma pauta constante no Brasil, mobilizando intensamente a categoria. “Hoje, não há um limite definido de pacientes por enfermeiro, o que tem sobrecarregado nossos profissionais de forma excessiva. Precisamos urgentemente de um dimensionamento adequado que garanta condições dignas de trabalho e cuidado”, afirmou.

Além disso, Solange destacou a mobilização em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca substituir a escala de trabalho 6x1 pela escala 4x3, limitando a jornada de trabalho e promovendo um modelo mais sustentável para os profissionais de saúde.

A presidenta reforçou o compromisso da FNE com a defesa de melhores condições de trabalho, ressaltando que a vinculação do Piso Salarial à jornada de 30 horas e a implementação de dimensionamentos adequados são passos essenciais para garantir a qualidade do atendimento à população e o bem-estar dos profissionais da enfermagem.

Instagram

Contato/Localização