20/11 - Dia da Consciência Negra
Neste 20 de novembro, celebrado o Dia da Consciência Negra, a Federação Nacional dos Enfermeiros...
Nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) esteve presente na Oficina Regional da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt), que aconteceu em Recife-PE. Pela FNE estiveram as diretoras Lúcia Duque e Renilda Barreto. Também esteve presente a vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), Ana Carina.
Lúcia Duque explica que “o objetivo do encontro foi sistematizar as causas e a vigilância dos processos produtivos”. “Também objetificava apontar soluções para os problemas relacionados à implementação da LDRT no SUS”, complementa Renilda Barreto.
A realização da oficina integra a estratégia nacional do Ministério da Saúde e possui participação das entidades sindicais, dos profissionais da saúde, conselhos e do Ministério Público do Trabalho (MPT).
A LDRT, que foi atualizada pelas Portarias do MS n° 1999/2023 e 5.674/2024, é um instrumento que contempla uma variedade de condições, lesões, transtornos mentais, doenças respiratórias, entre outras, ou seja, possibilita a identificação doenças e agravos relacionados às condições de trabalho.
Para a FNE, o evento expressa o compromisso do Sistema Único de Saúde para construção de ambientes laborais mais seguros e que sejam capazes de colocar o trabalhador como prioridade no cuidado e em práticas que contribuam para redução dos acidentes nos locais de trabalho.
Neste 20 de novembro, celebrado o Dia da Consciência Negra, a Federação Nacional dos Enfermeiros...
A diretora da FNE e presidente do Sindicato dos Enfermeiros da Paraíba, Milca Rego, esteve...