
Hospital é condenado a pagar indenização à enfermeira vítima de xenofobia, no...
O Hospital de Tramandaí, no Rio Grande do Sul, foi condenado a pagar uma indenização...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) marcou presença no 12º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renasttão), realizado entre os dias 5 e 7 de novembro de 2024, em Brasília/DF. Representando a Federação, os diretores Lúcia Duque e Jorge Henrique participaram dos debates que reuniram profissionais, gestores e representantes de entidades e movimentos sociais com o objetivo de discutir e fortalecer políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador. Com o tema “Saúde, Trabalho e Equidade: construindo um futuro justo”, o encontro destacou a necessidade de avanços para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis, em especial diante dos desafios contemporâneos.
Durante o evento, ocorreram palestras e debates sobre temas essenciais para a saúde do trabalhador, incluindo a palestra magna "Saúde, Trabalho e Equidade: O Papel da RENASTT na Construção de um Futuro Justo", com exposições de especialistas como Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, membro titular da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), Letícia Coelho da Costa Nobre, médica sanitarista, e Elizabeth Costa Dias, professora da UFMG. Estes palestrantes trouxeram reflexões sobre a promoção de justiça e dignidade no ambiente de trabalho, ressaltando o impacto positivo das políticas inclusivas e interseccionais nesse cenário.
A programação também abordou interseccionalidades e racismo no mundo do trabalho, com a participação de acadêmicos e especialistas como Franciléia de Castro, pesquisadora da UFRJ, e Kassia Julianna Costa Vieira, representante da PerifaConnection. Entre as mesas temáticas, destacaram-se discussões sobre mudanças climáticas, racismo ambiental e saúde mental no ambiente laboral, temas urgentes que afetam diretamente a qualidade de vida e a segurança dos profissionais de saúde e de diversas categorias. No último dia, foram apresentadas estratégias intersetoriais para promover a saúde do trabalhador, abordando as diretrizes e práticas que visam melhorar a segurança e o bem-estar dos profissionais nos diferentes setores de atuação. Além das discussões e palestras, o encontro incluiu a 3ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS, que premiou trabalhos relevantes para a área.
A FNE reforça a importância da participação em eventos como o Renasttão, que agregam conhecimento e possibilitam o alinhamento das políticas de saúde do trabalhador. Os encaminhamentos resultantes desse encontro servirão como subsídios para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), marcada para agosto de 2025, um evento que promete consolidar as diretrizes para a melhoria das condições laborais e a saúde dos profissionais em todo o Brasil.
*Fonte: #ASCOM FNE com informações do Gov.br
O Hospital de Tramandaí, no Rio Grande do Sul, foi condenado a pagar uma indenização...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales, participou de uma reunião entre...