FNE participa de reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem,...
A vice-presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales, o diretor de Assuntos Jurídicos, Péricles Flores, e a coordenadora da Regional Sul, Inara Ruas, participaram, nos dias 3 e 4 de novembro de 2025, da Oficina “Educação Permanente para a Enfermagem”, realizada na sede da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional), em Brasília (DF).
O encontro foi promovido em parceria entre a ABEn Nacional, a Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO) e a FNE, reunindo representantes do Ministério da Saúde (SAPS/SGTES) e entidades do campo da enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS).
O objetivo geral da oficina foi construir um Programa de Educação Permanente para a Enfermagem Brasileira, alinhado às políticas de APS no país, de forma a qualificar as(os) trabalhadoras(es) da enfermagem para a atuação clínica ampliada, com enfoque familiar e comunitário, considerando o perfil epidemiológico, demográfico e os determinantes sociais do processo saúde-doença.
Entre os objetivos específicos, destacam-se: identificar as necessidades de formação continuada para profissionais de nível médio e superior da enfermagem em âmbito nacional; desenvolver propostas de qualificação para esses profissionais; articular a criação de novos programas de residência em Enfermagem de Família e Comunidade, além de identificar as tecnologias necessárias à educação permanente na área.
Para Shirley Morales, a oficina representa um passo importante na construção de diretrizes de qualidade, especialmente diante das desigualdades e carências existentes na rede de atenção primária dos municípios.
Segundo Péricles Flores, foram “dois dias de construção coletiva, troca de experiências e valorização dos profissionais que estão na linha de frente da saúde”.
“O encontro é considerado um marco para a enfermagem brasileira na atenção básica, com a participação ativa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e a elaboração de propostas voltadas à formação e fortalecimento da categoria”, afirma Inara Ruas.
A FNE reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores da saúde, com a valorização da enfermagem e com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma educação permanente, democrática e de qualidade, que reconheça e potencialize o papel fundamental da categoria no cuidado à população brasileira.
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem,...
Aprovado no Senado Federal, por unanimidade, no último dia 5/11/25, o Projeto de Lei (PL)...