Classe trabalhadora está próxima da vitória!
É com muito entusiasmo que a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) comemora a aprovação da...
Nos dias 28 e 29 de novembro de 2025, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada pela vice-presidente Shirley Morales, e também representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), participou ativamente da Oficina sobre Coordenação do Cuidado e Integração da APS à Rede de Atenção à Saúde, em Brasília/DF.
A oficina, promovida pela rede de pesquisadores de Atenção Primária à Saúde durante o Abrascão 2025, com tema “A APS como coordenadora do cuidado e integrada à RAS no Brasil: desafios e perspectivas”, realizou o levantamento baseado nas normas técnicas elaboradas pela rede, que abordam temas como a interprofissionalidade, a regulação dentro da APS, a educação permanente e popular e o acompanhamento e monitoramento.
Desta forma, aprofundaram o debate compartilhando evidências, experiências e estratégias para qualificar a integração entre APS e Rede de Atenção à Saúde (RAS) no Sistema Único de Saúde.
A participação da vice-presidenta da FNE tinha o objetivo de, junto a outras entidades da enfermagem como ABEN E ABEFACO, mostrar a perspectiva da enfermagem nos desafios da APS, nas dificuldades e nas contribuições realizadas. “Foi muito reconhecido que a maior parte de trabalho dentro da APS é da enfermagem e que precisamos avançar quando o debate se refere à integração com as outras redes de atenção, como a Atenção Especializada”, destacou.
Shirley Morales também abordou sobre as consequências da privatização da saúde, o que, segundo a sindicalista, “prejudica não só a população, mas os trabalhadores.” Por isso, enfatizou sobre a necessidade de pensarem e criarem estratégias de enfretamento conjuntas.
A Federação segue atenta e compromissada às práticas que visem fortalecer a participação social e a escuta qualificada de vozes que traduzem as realidades de seus territórios. Por acreditar na eficiência da construção coletiva, seguirá atuante em debates e discussões que tenham esse propósito.






É com muito entusiasmo que a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) comemora a aprovação da...
Neste dia 10 de dezembro, destinado à celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a...