FNE participa da 97ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do...
A diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Milca Rego, participou, nos dias 16 e...
Uma reunião realizada no Ministério da Saúde, no dia 19 de agosto de 2024, pode marcar um novo capítulo na atuação dos/as enfermeiros/as em todo o Brasil. O encontro reuniu representantes do Programa Farmácia Popular, da Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA), do Conselho Regional de Farmácias do Distrito Federal (CRF-DF), além de autoridades como o deputado Jorge Vianna e Cleunice Godois, representando a Comissão de Atenção Primária do Coren-DF. Em pauta, estava a aceitação de prescrições de medicamentos feitas por enfermeiros/as no âmbito do Programa Farmácia Popular.
Atualmente, apenas prescrições médicas são aceitas pelo programa, o que tem gerado debates entre os profissionais de saúde. A mudança proposta visa reconhecer a capacidade técnica dos/as enfermeiros/as, já respaldada pela Lei do Exercício Profissional (7.498/86) e pela recente Lei nº 7.530, sancionada pelo Governo do Distrito Federal. A ampliação da aceitação das prescrições de enfermagem no Programa Farmácia Popular poderá facilitar o acesso da população aos medicamentos e valorizar o trabalho desses trabalhadores em todo o país.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) apoia essa iniciativa, considerando-a um avanço fundamental para a categoria. A inclusão dos/as enfermeiros/as no Programa Farmácia Popular não só fortalecerá a profissão, mas também ampliará o acesso da população aos cuidados de saúde. A FNE seguirá acompanhando os desdobramentos dessa pauta e lutando por mais conquistas para a categoria
*Fonte: ASCOM FNE com informações do Coren-DF
A diretora da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Milca Rego, participou, nos dias 16 e...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) conclama todas(os) as(os) Enfermeiras (os) e sindicatos filiados à...