Notícias

Enfermeiros saem às ruas do centro do Rio de Janeiro

Centenas de profissionais de Enfermagem participaram na tarde do dia 09/02/12 , no Centro do Rio, do ato público convocado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), com apoio da Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-RJ), em defesa do SUS, da aprovação do projeto que regulamenta a jornada de 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e do respeito do direito desses profissionais ao duplo vínculo. A concentração começou no início da tarde, em frente à entrada da Avenida Venezuela do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), de onde os manifestantes seguiram em passeata até a Candelária.

A manifestação, animada pela bateria da escola de samba Estácio de Sá, foi em ritmo de Carnaval, com os participantes cantando marchinhas que destacavam que a luta pela jornada de 30 horas, pelo duplo vínculo e pelo atendimento de qualidade no SUS não é apenas dos profissionais de enfermagem, mas de toda a sociedade. A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, Mônica Armada, relatou que profissionais estão sendo perseguidos, e até demitidos, em hospitais federais por terem duas matrículas.


Ela lembrou que o direito ao duplo vínculo é garantido pela Constituição e que a perseguição aos profissionais com dupla matrícula pode prejudicar a qualidade do atendimento à população. “Queremos dar uma assistência de qualidade. Queremos que os enfermeiros possam trabalhar sem ser perseguidos ou demitidos, como o governo federal está fazendo”, afirmou.

Mônica Armada contou ainda que a luta para estabelecer a jornada semanal de 30 horas é antiga e que está em tramitação no Congresso o projeto de 2.295/2000 que regulamenta a questão. Disse também que a necessidade de jornada diferenciada para os profissionais de enfermagem se deve à especificidade de seu trabalho, o que já foi reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que recomenda as 30 horas semanais.


A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, convocou a sociedade a apoiar a luta dos trabalhadores pela jornada de 30 horas e pelo direito ao duplo vínculo, lembrando a importância fundamental dos profissionais de enfermagem para a qualidade do atendimento nos serviços de saúde. “Sem enfermagem, não há saúde neste país porque somos nós que cuidamos da saúde da população”, disse.


O presidente da CUT-RJ, Darby Igayara, reafirmou o apoio da Central à luta pela redução da jornada dos profissionais de enfermagem e pelo direito ao duplo vínculo. Segundo ele, a CUT continuará na luta com os enfermeiros até a conquista dessas reivindicações.


Também participaram do ato a presidente do Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo, Elaine Leone, A vice presidente do Coren/RJ Terezinha Nobrega,Conselheiras do Coren-RJ, a deputada enfermeira Rejane além de representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da União da Juventude Socialista (UJS), da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Ames) e do Movimento União dos Rodoviários da Baixada (MURB). A manifestação contou com o apoio dos sindicatos dos Telefônicos (Sinttel-Rio) e dos Bancários (Seeb-Rio).

Fonte: http://www.sindenfrj.org.br

Instagram

Contato/Localização