Notícias

Enfermeira do SAMU cria aplicativo inovador para aprimorar transferências de pacientes

Enfermeira do SAMU cria aplicativo inovador para aprimorar transferências de pacientes

A enfermeira emergencista, Anna Caroline Francisco, atuante no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Rondônia, desenvolveu um aplicativo que promete revolucionar a comunicação entre os serviços de saúde, especialmente durante a transferência de pacientes do SAMU para os hospitais. 

A tecnologia, denominada COMUNICAPH, foi criada durante seu mestrado profissional na Universidade Federal do Paraná (UFPR), como parte de um programa financiado pelo Profen, fruto de uma parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

A ideia surgiu da necessidade observada por Anna Caroline em sua prática diária, em que a transferência de informações entre as equipes de atendimento se dava de forma verbal, o que é suscetível à falhas. A comunicação verbal sozinha não é suficiente para garantir a segurança do paciente, sendo essencial que as informações sejam passadas também de forma escrita. Após testes iniciais no município de Cujubim/RO, o aplicativo demonstrou ser uma ferramenta eficaz para melhorar a prática assistencial e pode ser adaptado para outros serviços de atendimento pré-hospitalar.

O desenvolvimento do COMUNICAPH, entretanto, ainda enfrenta desafios relacionados ao financiamento, principalmente, em relação à manutenção do banco de dados necessário para o seu uso regular. 

Atualmente, há negociações para utilizar os recursos do município para o armazenamento dos dados, mas a ampliação do uso do aplicativo dependerá de novos incentivos financeiros. 

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) vê iniciativas como a de Anna Caroline Francisco como um exemplo do potencial da enfermagem para inovar e impactar positivamente o SUS.

*Fonte: ASCOM FNE com informações do Cofen

Instagram

Contato/Localização