Notícias

Enfermagem fortalece presença política durante as Eleições 2024

Enfermagem fortalece presença política durante as Eleições 2024

As eleições municipais de 2024 já representam um marco na história da participação política dos/as trabalhadores/as da saúde, especialmente, na categoria da enfermagem. Com mais de 8 mil candidaturas registradas entre enfermeiros/as, técnicos/as e auxiliares de enfermagem, esses profissionais estão demonstrando uma grande evolução política, refletindo as lutas e desafios enfrentados ao longo dos anos, especialmente, durante a pandemia de COVID-19. 

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), por meio de sua presidenta, Solange Caetano, destaca que esse avanço é resultado de uma crescente consciência sobre a importância da organização política para conquistar direitos e melhorias nas condições de trabalho.

Solange Caetano, que também coordena o Fórum Nacional da Enfermagem, ressalta que essa politização é fruto do amadurecimento da categoria, intensificado ao longo da pandemia, quando os profissionais perceberam a necessidade de se fortalecer politicamente para assegurar direitos. Ela enfatiza que as recentes mobilizações da enfermagem foram cruciais para o aumento das candidaturas. "Somente no ano passado, a categoria alcançou duas vitórias importantes: a conquista do piso salarial e a criação de salas de descanso exclusivas. No entanto, como essas leis foram implementadas de forma parcial, os trabalhadores pretendem, tanto como candidatos quanto como eleitores, pressionar pela plena aplicação dessas medidas e por outras, como a regulamentação da jornada de 30 horas", afirma.

Esse engajamento político é essencial não apenas para assegurar a continuidade das conquistas recentes, mas também para garantir que os interesses da categoria sejam representados em todas as esferas de poder. A FNE vê com otimismo o aumento das candidaturas como uma oportunidade para fortalecer a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e avançar na luta por melhores condições laborais e valorização profissional.

Para acompanhar a matéria na íntegra, acesse https://outraspalavras.net/outrasaude/pode-uma-enfermeira-governar-uma-cidade/

Instagram

Contato/Localização