
FNE destaca importância da comunicação transversal em saúde durante 10ª Reunião Ordinária...
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou, no último dia 28 de março de 2025,...
Durante a 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres(CSW), que acontece em Nova York, a Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales e pela diretora Ana Firmino, participou do evento Centering Feminist Well-Being Economies for Humans and Planet:Catalyzing Transformative Change for Gender Equality Beyond Beijing+30. A atividade, realizada no dia 14 de março de 2025, abordou a centralidade feminista no debate das economias para que elas possam ser sustentáveis, e a desigualdade de gênero no âmbito econômico, no contexto de 30 anos da Declaração de Pequim.
Entre os temas abordados estiveram a feminização da pobreza e os impactos da crise climática sobre as mulheres. Representantes da Internacional de Serviços Públicos(ISP), como a coordenadora do Comitê de Mulheres, no Brasil, Luciana Mello, e de outras entidades ao redor do mundo falaram sobre a exploração dos países do hemisfério sul pelos do hemisfério norte, que acaba gerando desigualdades econômicas e sociais. Também foram destacados os perigos e malefícios da mercantilização da saúde, que busca desenfreadamente o lucro em detrimento das condições laborais dos trabalhadores (principalmente das trabalhadoras) e da qualidade do atendimento prestado.
A Federação reafirma seu compromisso com a igualdade de gênero e com o protagonismo feminino no debate econômico sustentável. Seguiremos participando ativamente da CSW69 e de seus eventos paralelos para garantir o bem-estar e os direitos da enfermagem e das mulheres. A saúde deve ser tratada como um direito e não como uma mercadoria!
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) participou, no último dia 28 de março de 2025,...
Acontece nesta terça-feira (1°), de maneira virtual, a reunião do Global Fórum para debater sobre...