Notícias

CSW69: FNE participa de reunião bilateral entre o governo brasileiro e representantes da sociedade civil

CSW69: FNE participa de reunião bilateral entre o governo brasileiro e representantes da sociedade civil

A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) esteve presente em uma reunião bilateral entre o governo brasileiro e representantes da sociedade civil, durante a 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres(CSW). O encontro teve a presença da vice-presidenta Shirley Morales e da diretora Ana Firmino representando a Federação, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores, da missão permanente do Brasil e do Ministério das Mulheres. Apesar de a delegação brasileira contar com mais de 200 pessoas, a reunião teve capacidade para apenas 22 representantes, excluindo a maioria da sociedade civil do debate. A FNE e a Internacional de Serviços Públicos(ISP) criticaram essa metodologia, ressaltando a importância de uma ampla participação social e de um diálogo verdadeiramente democrático para a formulação de políticas públicas.

Além disso, a Federação cobrou que os debates e resoluções ocorridos durante a CSW 69 sejam aproveitados e traduzidos em avanços no Brasil, citando o exemplo da implementação da Política Nacional de Cuidados, que foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula no final de 2024. Também foi exigido um posicionamento assertivo do Brasil no encerramento da Comissão, no dia 21 de março, solicitando a inclusão de pautas cruciais como defesa dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, combate à violência contra pessoas LGBTQIAP+ e um enfrentamento robusto do racismo estrutural e institucional.

Mais uma vez a Federação solicitou a inclusão do sistema de cuidados no debate internacional, ressaltando a importância do mesmo não ser adiado para 2029 mas que seja realizado em 2027. Todavia, a secretária executiva do Ministério das Mulheres informou que isso não seria possível , mas que o Brasil oficialmente apoiará a proposta do México de trazer essa discussão já para 2026. A FNE garante que essa decisão é um êxito pois garante que o tópico seja debatido em âmbito global e possibilite avanços para os trabalhadores da saúde.

Instagram

Contato/Localização