Fórum Nacional da Enfermagem
➡️A aprovação da PEC 19/2024 representa um avanço fundamental: mais direitos e mais valorização para...
O Ministério da Saúde lançou a edição 2026 do Ver-SUS / Vivências do Sistema Único de Saúde (SUS), que será a maior desde a criação da iniciativa. A expectativa é alcançar cerca de 42 mil participantes em todo o país, ampliando o contato de estudantes e profissionais com a realidade do (SUS) e fortalecendo uma formação comprometida com as necessidades da população.
O número expressivo de participantes evidencia a capilaridade e o potencial transformador do programa. Durante o lançamento, realizado na sede da Fiocruz Brasília, foi destacado que o Ver-SUS tem como foco o fortalecimento da formação orientada ao trabalho em equipe, à equidade e à integração ensino-serviço-comunidade, contribuindo para mudanças nos modelos de atenção e gestão do SUS.
Os participantes do Ver-SUS 2026 serão chamados a refletir sobre dois grandes desafios globais: a defesa da democracia e as mudanças climáticas, pois o direito à saúde é indissociável da necessidade de adaptação dos sistemas de saúde diante das crises ambientais contemporâneas.
A educação em saúde vai além da formação técnica, sendo um processo político-pedagógico construído na relação com a comunidade uma vez que o controle social exerce um papel central na qualificação do SUS e da democracia.
Para a FNE, o Ver-SUS é uma ferramenta essencial de formação crítica e defesa do nosso SUS público, democrático e humanizado. É na vivência que a gente entende a força do controle social!
➡️A aprovação da PEC 19/2024 representa um avanço fundamental: mais direitos e mais valorização para...
O Ministério da Saúde lançou a edição 2026 do Ver-SUS / Vivências do Sistema Único...