FNE participa de reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem,...
Aprovado no Senado Federal, por unanimidade, no último dia 5/11/25, o Projeto de Lei (PL) 1.087/2025, que isenta o Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas com renda mensal de até R$ 5 mil e desconto para quem ganha até R$ 7.350 mensais. Agora, a proposta segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a aprovação do projeto impacta positivamente a renda dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, representando uma vitória que dialoga com a luta histórica da categoria pela valorização profissional e melhores condições de vida.
“Esse PL contribui para aliviar o orçamento das famílias e reforça a necessidade de políticas públicas voltadas para a valorização dos profissionais da saúde. É uma reparação para com as pessoas menos favorecidas financeiramente e para a melhoria da qualidade de vida da nossa categoria, que enfrenta jornadas intensas, sobrecarga de trabalho e, muitas vezes, salários incompatíveis com a importância da atuação dos profissionais”, destaca a presidenta da FNE, Solange Caetano.
Impacto orçamentário
A medida representa um avanço na justiça tributária, beneficiando diretamente mais de 26,6 milhões de contribuintes a partir de 2026, entre eles milhares de profissionais da enfermagem brasileira, categoria marcada por salários defasados em relação à complexidade e responsabilidade do trabalho que exercem.
Além de ampliar a capacidade de consumo da classe trabalhadora, a medida fortalece a luta por equidade econômica e contribui para a redução das desigualdades sociais no Brasil.
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e coordenadora-geral do Fórum Nacional da Enfermagem,...
Aprovado no Senado Federal, por unanimidade, no último dia 5/11/25, o Projeto de Lei (PL)...