Notícias

23/11 - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil

23/11 - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reforça a importância do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil como um momento para promover a conscientização sobre essa grave doença, que é a principal causa de morte por enfermidades entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que, no triênio 2023-2025, cerca de 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil serão diagnosticados anualmente no país, sendo essencial que o diagnóstico seja precoce para aumentar as chances de cura, que podem superar 80% quando tratados em centros especializados.

O câncer infantil apresenta características específicas, como evolução rápida, mas também grande resposta aos tratamentos. Entre os tipos mais comuns estão as leucemias, linfomas e tumores do sistema nervoso central, além de outros, como o osteossarcoma e o tumor de Wilms. No entanto, é estimado que mais de 4.500 crianças e adolescentes deixem de receber o diagnóstico correto anualmente, o que reduz as chances de um tratamento eficaz.

A FNE reafirma seu compromisso com a promoção da saúde por meio de políticas públicas que assegurem o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento especializado. Ações educativas que ampliem o conhecimento sobre o câncer infantil, juntamente com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), são fundamentais nesse enfrentamento. É um dever de toda sociedade se unir para que nossas crianças e adolescentes tenham acesso a cuidados adequados, contribuindo para a construção de um futuro mais saudável e digno.

*Fonte: #ASCOM FNE com informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

Instagram

Contato/Localização