
FNE pauta garantia da saúde das/os trabalhadoras/es durante a 364ª Reunião Ordinária...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales, esteve presente na 364ª Reunião...
No dia 1º de julho, celebramos o Dia da Vacina BCG, um marco importante na luta contra a tuberculose, uma doença contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Desenvolvida em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, a vacina BCG tem sido crucial na prevenção das formas graves da doença, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa, especialmente em crianças. Integrada ao Calendário Básico de Vacinação do Brasil desde 1977, a vacinação BCG oferece 82% de proteção contra formas graves da tuberculose quando administrada no período neonatal.
A tuberculose continua sendo um grave problema de saúde pública no Brasil, com cerca de 70 mil novos casos e 4,5 mil mortes registradas anualmente. Entre 2012 e 2022, o país manteve um índice preocupante de 33 casos a cada 100 mil habitantes. Embora a vacina BCG não ofereça 100% de eficácia na prevenção da tuberculose pulmonar, seu impacto na prevenção das formas graves da doença é significativo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em países onde a tuberculose é prevalente e a vacina faz parte do programa de vacinação infantil, mais de 40 mil casos de meningite tuberculosa são evitados anualmente.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) destaca a importância da vacinação e a necessidade de manter alta a cobertura vacinal para proteger nossas crianças contra esta doença devastadora. A FNE também ressalta a importância do acompanhamento médico após a vacinação para monitorar possíveis reações e garantir a saúde e segurança dos vacinados. Vacinas salvam vidas!
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada pela vice-presidenta Shirley Morales, esteve presente na 364ª Reunião...
🗓️ Dia 16 de abril, das 9h às 16h, em formato híbrido direto de Brasília/DF!
...