Vice-presidenta da FNE reforça a defesa do SUS e critica privilégios do...
Durante a Plenária Estatutária Ordinária da Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), realizada em João Pessoa/PB, a...
A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE) reconhece a importância do Dia Mundial do Diabetes como uma data essencial para conscientizar a população sobre o impacto global dessa doença e a urgência de ações preventivas e de tratamento. Segundo estimativas da revista Lancet, o número de pessoas com diabetes poderá alcançar 1,3 bilhão até 2050, o que representa uma grande ameaça à saúde pública mundial. No Brasil, a situação também é preocupante: cerca de 20 milhões de pessoas vivem com diabetes, o que reforça a necessidade de políticas públicas que incentivem um estilo de vida saudável e ações preventivas.
A Federação Internacional de Diabetes definiu como tema da campanha global 2024-2026: "Para uma vida melhor com diabetes", visando promover uma mudança no tratamento e no cuidado para melhorar o bem-estar das pessoas com a doença. Este dia, criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), também homenageia o aniversário de Sir Frederick Banting, um dos descobridores da insulina, ao lado de Charles Best, em 1922. A data foi oficializada pela ONU em 2006, demonstrando o compromisso global com a prevenção e o controle do diabetes.
A FNE ressalta o papel essencial dos/as enfermeiros/as na luta contra o diabetes, tanto na prevenção quanto no acompanhamento dos pacientes. Esses profissionais orientam e educam a população sobre hábitos saudáveis e cuidados com a saúde. Nesse sentido, a Federação reforça seu compromisso em seguir apoiando iniciativas que promovam a saúde e a qualidade de vida a todos.
Durante a Plenária Estatutária Ordinária da Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), realizada em João Pessoa/PB, a...
No segundo dia da Plenária Estatutária da FNE, realizada em João Pessoa/PB, durante a mesa...