Notícias

Vice-presidenta da FNE faz intervenção em  palestra da Oxfam “Ampliando e centrando as demandas feministas na agenda além do PIB” na CSW68

Vice-presidenta da FNE faz intervenção em palestra da Oxfam “Ampliando e centrando as demandas feministas na agenda além do PIB” na CSW68

A vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales, representou a América Latina em uma palestra da Oxfam, dia 18/3/24, para tratar sobre a percepção do Produto Interno Bruto (PIB) na perspectiva de gênero. No encontra havia representações de diversos países como Brasil, Paquistão, Nepal, África e Estados Unidos.

O PIB é um indicador econômico-financeiro que relaciona a atividade econômica de um lugar por tempo determinado, levando em consideração os empregos formais para constituição dos valores. 

A palestra teve o objetivo destacar como o modelo centrado, apenas, no crescimento desse indicador é desastroso para os direitos de mulheres, meninas e pessoas não binárias. Também aconteceram discussões sobre o que se tem feito no Brasil, o papel da FNE e  a sua importância para a categoria da enfermagem.

O aumento do PIB a qualquer custo está impulsionando a privatização, austeridade, a dívida e o poder corporativo, ao mesmo tempo que mina o acesso aos serviços públicos, a proteção social e as condições decentes trabalho, além de perpetuar a crise climática. Outra questão que chama atenção é que as mulheres que executam o trabalho doméstico e o trabalho informal não são contabilizadas no cálculo do indicador.

A FNE, assim como outras representações presentes, propuseram a criação de novos métodos de avaliação para o desenvolvimento das nações. O objetivo desse debate é que as mulheres não sejam prejudicadas e que todas as profissões (formais ou não) sejam contempladas na composição desse cálculo.

Instagram

Contato/Localização