
São Paulo sedia Plenária Estatutária da FNE
A cidade de São Paulo foi palco para a realização da Plenária Estatuária Ordinária, da...
No dia 17/9/25, a vice-presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e coordenadora adjunta da Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Shirley Morales, participou de uma palestra com tema “Saúde Suplementar: parceiro estratégico do SUS?” no 12º Congresso Nacional Todos Juntos Contra o Câncer. O evento aconteceu de maneira presencial e online em São Paulo/SP.
O congresso integra o movimento que compõe as diversas entidades representativas de pacientes ou familiares que têm enfrentado o câncer para buscar alternativas de advoca-se para garantia de direitos para o tratamento e o diagnóstico precoce.
Shirley explanou sobre o funcionamento da relação da saúde suplementar com as entidades representativas da classe trabalhadora e com o controle social e da preocupação em torno do processo de privatização da saúde que há, inclusive, uma interlocução com os planos de saúde privado. “Temos um maior número de descumprimentos de direitos trabalhistas no setor privado, na saúde suplementar, e é onde os trabalhadores têm dificuldade de fazer denúncias para que isso seja resolvido”, relata.
A composição do painel foi realizada com a participação do ex-coordenador da Comissão de Saúde Suplementar do CNS, Lucas Andrietta; da atual conselheira do Conselho Nacional de Saúde, a Marina Pauleli, que faz parte da gestão do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC); e do ex-diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Alexandre Fioranelli. Com esse time de peso, foi debatida a perspectiva de construção para o processo de maior escuta dos usuários do SUS e dos beneficiários de plano de saúde.
A cidade de São Paulo foi palco para a realização da Plenária Estatuária Ordinária, da...
“À luta, Enfermeiros e Enfermeiras!”, foi com esse chamado para a ação que a presidenta...