Notícias

Reunião de negociação no TST busca resolver impasse sobre piso salarial da Enfermagem no setor privado

Reunião de negociação no TST busca resolver impasse sobre piso salarial da Enfermagem no setor privado

No próximo dia 6/3/24, está agendada uma importante reunião no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, para dar continuidade às negociações sobre a aplicação do piso salarial da enfermagem no setor privado de saúde. Sob a condução do vice-presidente da Corte, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, representantes dos trabalhadores e dos empregadores estarão presentes para discutir soluções para o impasse que ainda persiste.

A pauta principal da reunião será a proposta apresentada pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) sobre a implantação do piso nacional dos profissionais de enfermagem. Essa proposta, divulgada no final de fevereiro, propõe uma abordagem regionalizada na definição do valor do piso, levando em consideração a realidade e a capacidade de pagamento dos empregadores locais. Além disso, estabelece um prazo de 24 a 30 meses para a implementação do piso, bem como um parcelamento das diferenças salariais, sem reajustes durante esse período.

No entanto, é importante ressaltar que essa proposta é semelhante à anteriormente rejeitada pelos trabalhadores e pelo próprio TST em novembro. Segundo a presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, compartilhando da posição da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS), esta proposta é vista como uma afronta aos direitos dos trabalhadores da categoria, já que ela ‘visa’ diminuir/protelar a implementação do piso salarial.

A FNE reitera sua posição em defesa dos direitos e dignidade dos profissionais de enfermagem. Diante da atual proposta em discussão, a Federação continua vigilante e comprometida em garantir que qualquer acordo preserve os interesses e o bem-estar dos/as enfermeiro/as, técnicos/as e auxiliares de enfermagem em todo o país. Após meses de negociações e impasses, é esperado que esta reunião proporcione um espaço para um diálogo e definição entre as partes envolvidas, com o objetivo de garantir os direitos dos enfermeiros e enfermeiras.

Instagram

Contato/Localização