Notícias

Protagonismo nos debates marca a presença da FNE na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Protagonismo nos debates marca a presença da FNE na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) iniciou sua participação na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), em Brasília (DF), com uma comitiva formada por dirigentes de diferentes estados do país. Na abertura, a entidade destacou a importância do tema central, “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, e reforçou que a enfermagem precisa ser protagonista nos debates, já que enfrenta condições adversas de trabalho, sobrecarga e riscos ocupacionais.

No segundo dia, as representantes da FNE acompanharam os debates organizados em 21 salas, que discutiram os três eixos centrais da Conferência: “Política Nacional de Saúde do Trabalhador”, “Novas Relações de Trabalho” e “Participação Popular no Controle Social”. A entidade atuou de forma ativa nos Grupos de Trabalho (GTs), defendendo propostas que valorizem a categoria, consolidem direitos trabalhistas e fortaleçam o SUS com políticas públicas que sejam essenciais para a saúde das(os) trabalhadoras(es).

Um grande ato político em defesa do SUS e da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras marcou o terceiro dia da conferência, onde a FNE esteve presente. O ato iniciou em frente à Catedral Metropolitana, seguindo pela Esplanada dos Ministérios com destino final no Ministério da Saúde. O ato reforçou a necessidade de garantir condições dignas de trabalho e consolidar políticas que protejam a saúde dos profissionais, em especial da enfermagem.

No último dia da Conferência, foi realizada a Plenária Final, onde as diretrizes debatidas pelos GTs foram votadas e aprovadas para compor o relatório oficial da 5ª CNSTT. A FNE celebrou a aprovação de propostas que fortalecem a valorização das enfermeiras e dos enfermeiros, além de reafirmar o seu compromisso com a luta por reconhecimento profissional, justiça social e  construção de um sistema público de saúde que esteja a serviço de toda a sociedade.

A Federação esteve representada por uma comitiva composta pela vice-presidenta, Shirley Morales e pelas diretoras Ursula Nepomuceno, suplente do Conselho Fiscal; Milca Rego, secretária de Assuntos Internacionais; Lúcia Duque, da Secretaria de Relações Trabalhistas e Saúde do Trabalhador; Renilda Barreto, 2ª Secretária-geral e Inara Ruas, da coordenação da Região Sul.

Foto: FNE

Foto: FNE

Foto: ASCOMCNS

Foto: ASCOMCNS

Foto: ASCOMCNS

Foto: ASCOMCNS

Foto: ASCOMCNS

Instagram

Contato/Localização