Notícias

Ministério da Saúde realiza segundo repasse complementar da União para pagamento do Piso da Enfermagem

Ministério da Saúde realiza segundo repasse complementar da União para pagamento do Piso da Enfermagem

Os recursos complementares para o pagamento do piso de enfermagem foram programados aos Fundos Estaduais e Municipais de Saúde pelo Fundo Nacional de Saúde – FNS por meio de transferências pela modalidade Fundo a Fundo, em conta específica. É que o foi anunciado pela Portaria nº. 1355/2023, no último dia 28/9/23.

Vale lembrar que o repasse se refere à correção dos meses de maio, junho, julho e agosto, bem como a parcela de setembro. Foram priorizados estados e municípios que ainda não pagam o piso salarial às categorias contempladas. 

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reforça ainda, que de acordo com o anúncio feito, os recursos estarão disponíveis a partir de segunda-feira, 02/10/23. De acordo com o Manual de Ordem Bancária da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), os valores serão creditados em no máximo dois dias úteis após a data de emissão da Ordem Bancária.

Uma planilha foi disponibilizada para melhor entendimento de como foi composto o valor por estabelecimento de saúde. Acesse aqui a planilha disponibilizada pelo FNS : https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-1.355-de-27-de-setembro-de-2023-512693777

É importante destacar que a Portaria nº. 1355/2023, além de tratar sobre os valores referentes à parcela do mês de setembro de 2023, visa corrigir distorções e equívocos nas informações a partir dos dados que foram reenviados pelos estados e municípios até o dia 15 de setembro de 2023.

O Ministério da Saúde informa ainda que, no início da próxima semana, o irá disponibilizar nova versão da cartilha destinada aos gestores e entidades onde detalha o histórico de aprovação do piso, contando as decisões do STF, e responde principais dúvidas sobre o pagamento do valor complementar.

A FNE lembra que é muito importante o acompanhamento, a atualização e confirmação das informações de cadastro dos profissionais, assim como das entidades públicas, através do InvestSUS.

Para esclarecimento de dúvidas, ligue para o número 136.

Fonte>Portal FNS

Instagram

Contato/Localização