
FNE indica app “Trabalho sem Assédio” para categoria da enfermagem
Numa tentativa de combater a violência e o assédio no trabalho, o Ministério Público do...
O Ministério da Saúde lançou, no dia 1º de outubro de 2024, um guia de bolso voltado para profissionais de saúde sobre mudanças climáticas e seus efeitos na saúde humana. Médicos/as, enfermeiros/as e agentes comunitários de saúde terão acesso a um material que facilita o atendimento, garantindo informações atualizadas e seguras relacionadas ao impacto das alterações climáticas na saúde dos pacientes. A publicação é baseada em um documento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), adaptado às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
O guia, com mais de 130 páginas, oferece orientações sobre alterações em tratamentos cardiovasculares, respiratórios, renais, oftalmológicos, cutâneos, gastrointestinais e neurológicos. Além disso, aborda os impactos das mudanças climáticas na saúde mental e materno-infantil, e apresenta recomendações sobre zoonoses e doenças de transmissão vetorial, como dengue, malária e febre amarela. O objetivo é preparar os profissionais para responder de forma eficaz aos desafios impostos pelo aquecimento global, que já afeta tanto a saúde da população quanto a estrutura dos serviços de saúde.
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) apoia essa iniciativa do Ministério da Saúde, que contribui para capacitar os profissionais de enfermagem e demais trabalhadores do SUS frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
*Fonte: #ASCOMFNE com informações da Agência Brasil
Numa tentativa de combater a violência e o assédio no trabalho, o Ministério Público do...
A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano, discursou nesta terça-feira, 9/9/2025, durante...