Notícias

Intervenção dos sindicatos na promoção da saúde do trabalhador: Como agir?

Intervenção dos sindicatos na promoção da saúde do trabalhador: Como agir?

Durante o 1º Encontro de Enfermeiros e Enfermeiras em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizado hoje(29/2/24), em São Paulo/SP, pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), o palestrante Eduardo Bonfim da Silva, do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT) falou sobre o tema: "Intervenção dos sindicatos na promoção da saúde do trabalhador: Como agir?". 

Ele destacou a importância do papel dos sindicatos na proteção e promoção da saúde dos trabalhadores e enfatizou a necessidade de abordar não apenas as questões de saúde física, mas, também as relacionadas à saúde mental dos trabalhadores, especialmente, no contexto de precarização do trabalho e do aumento da violência laboral. 

Ressaltou o panorama geral da evolução conceitual entre trabalho e saúde, além do protagonismo sindical na defesa dos direitos dos trabalhadores como um direito fundamental. Destacou a importância do DIESAT, como uma entidade pioneira na abordagem das questões relacionadas à saúde e ao trabalho, contribuindo para a formação de novas ideologias nessa área.

A palestra abordou, ainda, os desafios enfrentados pelos trabalhadores durante a pandemia e a necessidade de uma abordagem ampliada e coletiva para discutir e enfrentar essas questões. Foi enfatizada a importância da implementação de políticas públicas e programas de promoção e prevenção de acidentes e doenças, com a participação ativa dos trabalhadores. Por fim, concluiu ressaltando a necessidade de continuidade do diálogo e da ação conjunta entre os sindicatos, os trabalhadores e outros atores sociais para promover mudanças efetivas na garantia da saúde e dos direitos dos trabalhadores.

Instagram

Contato/Localização