Notícias

FNE presente no 5° Congresso Nacional de Direito Sindical no Centerminas

FNE presente no 5° Congresso Nacional de Direito Sindical no Centerminas

No dia 28/6/24, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada pelo diretor de comunicação e presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG), Anderson Rodrigues e Renilda Barreto, diretora da FNE e do Sindicato de Enfermeiros de Alagoas, marcou presença no 5° Congresso Nacional de Direito Sindical realizado no Centerminas, em Belo Horizonte/MG.

O Congresso, com tema principal “Sindicalismo Livre: Democracia, Justiça Social e Igualdade”, contém uma ampla programação voltada às discussões das questões sindicais, objetivando a exposição do ponto de vista do dirigente sindical, dos/as advogados/as e estudantes. Além disso, traz uma visão das novas perspectivas esperadas para o sindicalismo no período pós-pandemia. 

"A discussão está muito calorosa, ela é muito importante. Estamos tendo um aprendizado extremo. No próximo congresso que acontecer com essa finalidade de direito sindical é importante que todos os sindicatos se fortalecem e venham participar", relata Renilda.

O evento também colocou em pauta a importância do Direito Sindical na preservação da democracia e da igualdade social, além de discutir questões essenciais como a liberdade e autonomia sindical, bem como a paridade entre os atores da relação coletiva de trabalho. A palestra de abertura do Patrono do evento, Dr. Márcio Túlio, abordou as temáticas necessárias paro um sindicato mais inclusivo e igualitário, por meio de políticas antirracistas, inclusão de gênero e da equidade entre as classes.

Hoje, o evento finalizará  com a apresentação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maurício Godinho Delgado, com tema  "Direitos Humanos e Democracia: sindicalismo como afirmação da cidadania e efetividade dos direitos."

A FNE reforça a importância desse encontro para o sindicalismo brasileiro. "Esse momento reflete as mudanças e as transformações que o mundo sindical precisa fazer. Estar aqui é entender cada vez mais sobre as necessidades dos trabalhadores e das trabalhadoras. Queremos e faremos um sindicato mais inclusivo e representativo para os/as enfermeiros/as", diz o diretor de comunicação.

Instagram

Contato/Localização