Notícias

FNE presente em reunião com representantes da sociedade civil e Ministério das Mulheres

FNE presente em reunião com representantes da sociedade civil e Ministério das Mulheres

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada por sua vice-presidenta Shirley Morales, esteve presente em uma reunião no dia 7 de maio de 2024, junto com representantes da sociedade civil e do Ministério das Mulheres, para avaliar os resultados do Comitê do Estatuto da Mulher na 68ª sessão anual da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW68), promovido pela Organização das Nações Unidas(ONU) em março.

Na reunião, foi discutido um planejamento para 2025, visando uma presença contínua da equipe do Ministério das Mulheres durante todo o evento da CSW69, que acontecerá durante duas semanas. Isso permitirá uma articulação constante com a sociedade civil, a criação de novos espaços de debates e o início dos processos de definição das delegações já em julho, incluindo discussões sobre o rascunho zero do documento, uma prática anual na ONU.

Além disso, foi estabelecido um cronograma de reuniões para debater as inserções internacionais do Ministério das Mulheres, visando uma participação democrática da sociedade civil. Destaca-se também a importância do evento da Internacional de Serviços Públicos(ISP) no dia 21 de maio de 2024, onde a FNE foi convidada a participar, fortalecendo a discussão sobre a saúde pública e o cuidado com a saúde como um direito universal. Além disso, a ISP também convidou a FNE para participar da reunião do Comitê das Mulheres da ISP no final de maio.

A FNE teve uma participação destacada na CSW68 como delegados da ISP, sendo praticamente o único movimento sindical com acesso às salas de negociação da ONU. Portanto, a Federação busca ampliar essa participação, garantindo que as discussões em torno do documento sejam inclusivas e debatidas pelas entidades junto às suas categorias, de forma mais participativa. Essa reunião de avaliação é vista como essencial para garantir que o documento seja acessível às entidades que representam a sociedade civil. A FNE reitera seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, e continuará engajada nesses debates em âmbito nacional e internacional.

Instagram

Contato/Localização