Notícias

FNE participa de Reunião Técnica sobre Práticas de Enfermagem no Brasil

FNE participa de Reunião Técnica sobre Práticas de Enfermagem no Brasil

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), representada por seu diretor Péricles Batista, participou do 7° encontro do Grupo de Trabalho sobre Práticas de Enfermagem (PAE) no Brasil, realizada dia 1º de julho de 2024, na sede da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) em Brasília/DF. Também participaram  Maria Eunice Aiardes, enfermeira e  integrante da Articulação Nacional de Enfermagem Negra (ANEN) e  Francisca Valda, enfermeira representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Este evento, organizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a OPAS, reuniu importantes entidades e representantes da área de enfermagem, incluindo Associação Brasileira de Enfermagem(ABEN), Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO), Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ),  Centro Internacional de Recursos Humanos em Enfermagem do Conselho Nacional de Saúde (CIRHRT/CNS),  Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), FNE, entre outros, com o objetivo de discutir e avançar nas práticas de enfermagem no país.

A programação da reunião contou com uma série de apresentações e debates, iniciando com a abertura oficial conduzida por Socorro Gross, representante da OPAS no Brasil e Bruno Guimarães, diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde (DEGERTS/SGTES). Durante a manhã, foram apresentados e discutidos os encaminhamentos prévios e o primeiro relatório do Grupo de Trabalho (GT) sobre Práticas de Enfermagem, destacando as principais contribuições e ajustes necessários.

No período da tarde, a discussão focou-se em estratégias para a ampliação do escopo de prática da Enfermagem Obstétrica e da Enfermagem de Família e Comunidade no Brasil. Essas sessões, facilitadas por Elisiane Gomes Bonfim da Abenfo e Renata Corrêa de Barros da ABEFACO, proporcionaram um espaço rico para o debate sobre as necessidades e propostas para fortalecer essas áreas específicas da enfermagem. Também foi apresentada a experiência de Florianópolis/SC de PAE.

A FNE reitera seu compromisso com a valorização e ampliação das práticas de enfermagem no Brasil, reconhecendo a importância do diálogo entre as diversas entidades e a necessidade de uma formação e regulação adequadas para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados à população.

 

Instagram

Contato/Localização