Notícias

FNE participa de reunião do Fórum Nacional da Enfermagem

FNE participa de reunião do Fórum Nacional da Enfermagem

Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) se reúne junto ao Fórum Nacional da Enfermagem e ao Ministério da Saúde, na última quinta-feira, 28/9/23, para debater a implementação do Piso Nacional da Enfermagem. Representando a FNE esteve a Suplente do Conselho Fiscal, Úrsula Nepomoceno.

A reunião serviu para esclarecer e debater o Piso Salarial, uma vez que, no dia anterior (27) havia sido publicada a nova Portaria 1.355 que regulamenta o repasse dos recursos financeiros para pagamento do piso nos municípios. Estiveram presentes na reunião o secretário-executivo da Pasta, Elton Bernardo Bandeira De Melo; o diretor Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes Junior; o diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde, Bruno Guimarães de Almeida;  diretor de Programa da Secretaria Executiva, Henrique Chaves Faria Carvalho, e Hugo Teixeira Montezuma Sales, consultor jurídico da AGU junto ao Ministério da Saúde, e pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Fábio Pereira Bravin.

A FNE apresentou as contestações que até o momento impediam a  resolução dos casos controversos e ambíguos relativo ao Piso Salarial e, após toda discussão, ficaram determinados os seguintes encaminhamentos:

- Publicação pelo Ministério da Saúde da nova cartilha na próxima segunda-feira, 2 de outubro de 2023;

- Repasse dos valores referentes ao pagamento do mês de setembro com as diferenças dos meses de maio a agosto/2023, de acordo com os novos dados lançados na plataforma do InvestSUS pelos entes;

- Publicação da edição extra pela Pasta, da Portaria 1.355 que retrata a distribuição dos valores financeiros aos municípios;

- Auditoria para determinar o pagamento do Piso dos profissionais da enfermagem que possuem mais de dois vínculos empregatícios; 

As entidades que compõe o Fórum Nacional da Enfermagem também cobraram a antecipação do 13º salário, buscando que ela seja realizada juntamente com a parcela do mês de novembro, garantindo que os trabalhadores recebam os valores do 13º até o dia 20 de dezembro, prazo limite para pagamento. O Ministério da Saúde se comprometeu à repassar as entidades os dados consolidados do InvestSUS até o dia 8 de outubro.

A FNE reconhece os avanços dispostos na reunião, mas cobrará a total efetividade dos processos determinados, buscando também esclarecer quaisquer dúvidas e interpretações dúbias que possam ocorrer.

Instagram

Contato/Localização