Notícias

FNE participa de painel sobre combate à crise climática global com uma perspectiva de gênero, durante a UNCSW68

FNE participa de painel sobre combate à crise climática global com uma perspectiva de gênero, durante a UNCSW68

A Federação Nacional dos Enfermeiros(FNE), representada por sua vice-presidenta Shirley Morales, participou do painel "Care-led Transition Towards a Sustainable Future: Pathways to Address Poverty and the Climate Crisis with a Gender Lens" durante a 68ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher (UNCSW68), realizada presencialmente na sede da Organização das Nações Unidas(ONU) em Nova York, evento que vai de 11 a 22 de março de 2024.

No painel, realizado dia 11 de março, foi abordada uma temática fundamental: a transição liderada pelo cuidado para um futuro sustentável, com foco na abordagem das questões de pobreza e da crise climática através de uma ‘lente’ de gênero.

Durante a sessão, diversos representantes de países como Chile, Colômbia, Egito, Argentina, Finlândia e Costa Rica, assim como da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da ONU, compartilharam suas experiências e políticas públicas voltadas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e garantir o bem-estar da sociedade diante dessas transformações. Foram discutidos os impactos específicos que as mudanças climáticas têm sobre as mulheres e meninas, ressaltando como as comunidades mais vulneráveis são as mais afetadas por eventos climáticos extremos, como secas e enchentes.

Além disso, foi enfatizada a necessidade urgente de políticas públicas para combater o ritmo acelerado das mudanças climáticas e prevenir desastres ambientais, como o caso de Brumadinho, que evidencia a impunidade das empresas diante desses crimes ambientais. A falta de medidas de prevenção adequadas tem resultado em tragédias que impactam principalmente as comunidades mais marginalizadas, compostas majoritariamente por mulheres negras e pardas. A FNE lamenta a ausência do Brasil nesse importante diálogo internacional e reafirma seu compromisso em continuar lutando por políticas públicas que promovam a justiça social, a igualdade de gênero e a sustentabilidade ambiental.

Instagram

Contato/Localização